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Enviada em: 28/06/2017

Conforme afirmou o sociólogo Immanuel Kant, é no problema da educação que mora o segredo do aperfeiçoamento da humanidade. Nesse sentido, a instituição educacional tem papel indispensável na vida de qualquer indivíduo. Todavia, a questão da evasão escolar é crescente no Brasil, sendo necessária uma análise de como o ensino pouco atrativo e questões socioeconômicas causam tal problema e como arrefecê-lo.         O método de ensino pouco atraente é o principal responsável pela evasão escolar. Isso porque, além da má qualificação de professores e infraestrutura precária das escolas, a metodologia atual descarrega nos estudantes inúmeras disciplinas sem aplicabilidade no cotidiano, fazendo com que os discentes apenas decorem as matérias para serem aprovados nos exames. Por consequência disso, as pessoas não se sentem motivadas a levar os estudos a sério, visto que são apresentadas a conteúdos que nunca irão utilizar em suas vidas profissionais.         Além disso, nota-se, ainda, que questões socioeconômicas contribuem para a estagnação da evasão. De acordo com a teoria do sociólogo Émile Durkheim, a consciência coletiva constitui o conjunto de sentimentos e ações de um meio social, determinando suas ações e pensamentos. Destarte, de maneira análoga à problemática, indivíduos inseridos em um contexto social -que em grande parte pertencem a setores de baixa renda-, deixam as salas de aula para trabalhar, seja para complementar a renda familiar, seja por concluir, erroneamente, que o estudo não trará um futuro promissor. Consequentemente, nesses grupos a evasão escolar se torna algo comum, aceito e praticado com naturalidade por seus membros.         Portanto, diante do exposto, mudanças são necessárias para combater o impasse. Em parceria com a Receita Federal, o Ministério da Educação deve não só investir na infraestrutura das escolas, implementando laboratórios e equipamentos para disciplinas específicas -visando levar a teoria à realidade-, como também oferecer materiais didáticos adequados e interativos como tablets, por exemplo. Ademais, o MEC em parceria público-privada deve investir na compra de ônibus que levem e busquem os estudantes que vivem em regiões precárias do país, onde não há meios de transporte acessíveis. Assim, a evasão escolar deixará de ser, gradualmente, um empecilho para o desenvolvimento da sociedade.