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Enviada em: 02/07/2017

A evasão escolar no Brasil é um assunto que tem alertado diversos setores da educação no país. A atenção para esta questão é pelo fato do percentual de crianças e adolescentes fora na escola ainda ser considerado alto, visto que dados do IBGE confirmam que mais de dois milhões se encontram nessa condição. Frente a esta problemática, leva-se em consideração aspectos econômicos, geográficos e até mesmo humanísticos.     Diversos fatores tem sido influenciado na evasão escolar, como a situação econômica da família onde a criança e o adolescente está inserida que os fazem buscar por trabalho precocemente a fim de contribuir com a renda familiar. Outra causa está relacionado por questão geográfica onde o acesso a escola é dificultado devido a falta de unidades escolares na região que se vive. Todavia, mesmo diante destas realidades o maior causa, segundo levantado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), está pelo fato dos jovens considerar a escola desinteressante.      O filósofo Aristóteles já dizia que a educação é amarga, mas os frutos são doces, então é patente discorrer que a dificuldade da permanência dos alunos na escola encontra-se na raiz do sistema acadêmico que por sua vez é cansativa, com excessos de conteúdos e pouco funcional. Portanto, para atenuar esse problema, a inserção da tecnologia na educação com sistema de ensino híbrido, ora online, ora offline, facilitaria o acompanhamento dos professores e deixaria o conteúdo mais atrativo.     Diante do exposto, seria necessário que o Ministério da Educação trabalhe em uma reforma no sistema de ensino e realize palestras e cursos para que os educadores diversifiquem suas didáticas e dinâmicas escolares. Nestas condições, é possível imaginar o recuo da evasão escolar do Brasil, e também, possível desenvolvimento educacional no país.