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Enviada em: 03/07/2017

Por que os jovens não querem estudar?      Segundo Aristóteles, é por meio do exercício da educação que um indivíduo desenvolve e aprimora suas virtudes e habilidades, tornando-se um cidadão consciente que possui grande potencial de contribuição para a sociedade. No entanto, a realidade brasileira parece não enxergar esses aspectos, refletindo-se em “fuga” dos jovens , cada vez maior, das escolas. Diante do quadro atual da evasão escolar, é necessário discutir as causas de tal ação, analisando os problemas sociais envolvidos e o método de ensino obsoleto, que corroboram para este fato.      Primeiramente, vale ressaltar que o modelo arcaico de ensino vigente é um dos principais fatores da evasão escolar. O senso comum costuma acreditar que o real motivo de saída da escola por parte dos jovens é devido à procura de emprego, para aumento da renda familiar. No entanto, uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas revelou que 40 % dos jovens tinham abandonado os estudos por falta de interesse. Diante disso, fica claro que o atual método de ensino precisa mudar, deixando o papel do aluno mais ativo, e não apenas como receptor das informações. Assim como Paulo Freire dizia: o ensino precisa passar por um processo de horizontalização, onde professor e aluno interagem mais e todos aprendem com todos.     Além do modelo educacional, um outro agente que facilita a evasão da escola é o mundo do crime. As injustiças sociais presentes em nosso país faz com que jovens sejam aliciados pelo mundo do crime, em que a recompensa é aparentemente maior e mais rápida. Não é incomum encontrar crianças e adolescentes servindo ao crime como ocorre no mundo das drogas, em que os salários iniciais superam ao salário mínimo do país. Situações como essas mostram que a não atuação do Estado permite o aparecimento do “poder paralelo”, que acaba trazendo prejuízos sociais, como a retirada de jovens das escolas.      Diante disso, fica claro, portanto, que a evasão escolar é conseqüência do próprio modelo de ensino e problemas sociais, como o crime. Assim, a revisão do modelo de ensino em todas escolas deve ser feita pelo Ministério da Educação, elaborando aulas mais dinâmicas , em que a interação entre todos em sala de aula seja maior, além de promover cursos aos professores, para que se adéqüem ao novo sistema e se tornem mais eficazes como profissionais. Além disso, um maior investimento e atenção pelo Estado em saúde, educação e segurança nas áreas marginalizadas, reduziria o papel do “poder paralelo” e consequentemente do aliciamento de jovens ao crime. Dessa forma, medidas como essas seriam um primeiro passo para amenizar a questão da evasão escolar no Brasil.