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Enviada em: 26/06/2017

Em meados do século 20, o Brasil foi governado por Juscelino Kubitschek, na qual teve seu comando marcado pelo grande salto industrial, porém também teve como atributo pouco investimento social: saúde e educação. Atualmente, a evasão escolar tem sido uma dura realidade no país, tornando necessário o aprimoramento de medidas para combater o problema.   É alarmante que, ao longo dos anos o abandono escolar tenha aumentado de forma nociva. Platão afirmou que'' a orientação inicial que alguém recebe da educação também marca sua conduta ulterior''. Em discrepância à essa afirmação, a realidade do país em termos de educação se encontra em situação precária, que poe resultante, afeta rigorosamente a formação das pessoas, interferindo de forma negativa em sua futura conduta.    O número de casos de evasão escolar ocorrem com mais frequência no ensino fundamental em relação ao ensino médio. Em razão disso, muitas crianças e adolescentes por terem más condições financeiras, abandonam os estudos para trabalhar, com o intuito de contribuir no aumento da renda familiar ou por falta de ambição em abdicar um futuro melhor.    Entretanto, muitas propostas de emprego impostas à esses jovens não são favoráveis a sua conduta ulterior e, por consequência, põe suas vidas em risco, tendo como exemplo o uso de crianças como informantes de traficantes e comunidades por todo o país. Apesar da criação de leis que definem os ensinos fundamental e médio como obrigatórios, muitas pessoas não os concluem, por falta de incentivo familiar e ausência de intervenção de órgãos responsáveis por tal assunto acarretando a persistência do problema.    Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Em parceria com o conselho tutelar, o ministério da justiça deve disponibilizar mais profissionais responsáveis para fazerem visitas às casas das famílias dos alunos ausentes por muito tempo da escola, a fim de convence-los a retornar à suas rotinas escolares, utilizando novas propostas de ensino que enriqueçam o dia-a-dia escolar desses alunos e os estimulem o prazer de ir a escola e não a obrigação. Além disso, a policia civil deve repreender traficantes que utilizam crianças para trabalhar a seu favor, com o objetivo de livrar os padecentes de más influências e não deixa-los serem guiados pela vida fácil do crime. Immanuel Kant disse que ''o ser humano é aquilo que a educação faz dele''. À vista disso, o MEC junto à psicólogos devem instituir em escolas palestras educativas, que discutam o abandono escolar e suas consequência, tendo como ponto de vista principal alerta-los sobre a importância dos estudos, assim motivando crianças e adolescentes a priorizarem a relevância da escola em suas vidas e proporcionar um futuro melhor às próximas gerações.