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Enviada em: 27/06/2017

Saindo dos trilhos            Percentual de faltas aumentando e nomes de estudantes sendo retirados da lista de frequência. Esses são fatos que diariamente tem preocupado a sociedade, pois atualmente o Brasil apresenta a terceira maior taxa de evasão escolar entre cem países , segundo PNUD (Programa das Nações Unidas). Isso é reflexo de uma conjuntura social e instituições de ensino que carecem de mudanças, para que o percentual de evasão diminua.         Quando Durkheim afirma que o Homem como ser social tem suas ações influenciadas pelo meio, corrobora com a ideia de que crianças e adolescentes quem não tem um apoio e acompanhamento dos pais, quando em situações de risco social , tendem a ser o maior grupo de evasores. A saber, a criminalidade, gravidez precoce e as drogas são os principais motivos que levam jovens a saírem das instituições. Aumentando,consequentemente, a violência e a desestruturação familiar.            Ainda é ressaltável a necessidade das escolas substituírem padrões ultrapassados de ensino. Pois a sociedade está em constantes transformações e cabe ao instituto adequar-se as mudanças. A falta de foco, excesso de conteúdo e ausência de contextualização, são aspectos frenquentemente proferidos por aqueles que hoje se encontram fora das escolas por não sentirem-se interessados e considera-la chata.              A evasão escolar é um problema a ser resolvido com a participação de toda a sociedade. Os institutos podem promover mudanças quanto a didática de ensino, mostrando a aplicabilidade de conteúdos em situações cotidianas, com aulas de campo. Que sejam disponibilizados meios,como : redução da carga horária dentro da sala de aula e turmas menores, não ultrapassando 25 alunos,para que o professor acompanhe de maneira efetiva os que tem mais dificuldades.E que a família seja presente no processo educacional e quando não for verificada sua ação, o estado intervira por meio do conselho tutelar, tudo isso já contribuiria na resolução.