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Enviada em: 01/07/2017

A evasão escolar no Brasil, tem ganhado destaque tanto no seu aspecto educacional como no social, não como um tema novo ou desconhecido pela sociedade em geral, mas, como uma necessidade de intervenção, que visem solucionar ou pelo menos minimizar esse problema e alcançar uma meta. As principais causas para a evasão escolar no Brasil está diretamente ligada aos desinteresses das famílias, a falta de incentivos, a necessidade de trabalhar, a complexidade na absorção do conteúdo visto em sala de aula, a distância da escola para casa, divergência entre colegas e professores, além de inúmeras reprovações. Diante de tudo isso vários programas e ação governamentais foram implementados para resolver à situação.  No entanto, crianças e adolescentes continuam fora da escola, o que nos leva a concluir que os resultados não estão sendo satisfatórios. Assim, é necessário não somente colocar o programa no papel, mas, também fazer com que todos eles funcione. Dessa forma, não sendo somente função do estado mais também da sociedade, dos educadores, da família, a colaboração de todos em prol da permanência das nossas crianças, adolescentes e jovens na escola. Nessa perspectiva o diálogo entre professor e aluno  tem que ter a mesma sintonia, como educando precisa ter uma didática que supra a necessidade de um estudante em pleno século XXI, já o governo precisa investir em politica de educação, melhorando nas estruturas das escolas, na qualificação de professores na remuneração desses profissionais, no incentivo pela permanência desses alunos em sala de aula, priorizando os estudantes de zonas rurais e de periferias. Como percebemos uma gama de fatores e fenômenos circunda a educação brasileira e todos precisam fazer sua parte. Enfim o problema continua, o que não podemos é encarar tal fato como algo normal, se faz necessário buscar mecanismos mais eficiente juntamente com o estado, a escola, e sociedade, para combater a evasão escolar no Brasil.