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Enviada em: 01/07/2017

A educação de boa qualidade é a base de toda nação próspera e que visa o bem estar social de sua população porque é através do conhecimento que são adquiridas melhores condições para o desenvolvimento humano como um todo. A evasão escolar, no entanto , tem sido um forte opositor à construção de uma estrutura educacional sólida e consistente no país e, por este motivo , é de suma importância uma ampla discussão sobre suas causas e o caminho para superá-la.     Com base em pesquisas realizadas pelo IBGE, considerando que o maior índice de abandono ocorre entre os 15 e 17 anos e as principais causas apontadas para o abandono da escola são : falta de interesse pela escola, a necessidade de ajudar no sustento da família , dificuldade para locomoção diária de casa para a escola .A falta de engajamento por parte dos jovens em relação á educação parece estar intimamente relacionada ao atual sistema de ensino : muito conteúdo, apresentado de forma tradicional, sem participação do aluno, de forma tradicional e distante do seu contexto social . O jovem do século XXI, em idade escolar, nasceu sob o domínio da informação visual, rápida e instantânea da internet: o mundo ao alcance de suas mãos, através da telefonia móvel. Filmes ensinam história, jogos ensinam matemática, biologia, geografia e idiomas mas a escola ainda é a mesma.        As demais motivações citadas na evasão, principalmente nas famílias com renda per capita de até um salário mínimo, como a necessidade do trabalho e a dificuldade de acesso à escola representam menor porcentagem mas são de total relevância , principalmente pelo fato do jovem sofrer um cansaço maior pela dupla jornada, pelo tempo gasto no deslocamento e por dispor de menor tempo para dedicação aos estudos. O desinteresse pela realidade individual de cada estudante por parte dos docentes e diretores acaba por provocar queda na assiduidade e gradual abandono.       Em função desse conjunto de fatores que causam a evasão escolar, não é possível pensar em uma solução única para este problema. Inicialmente, o Ministério da Educação necessita reavaliar os métodos de ensino aplicados no país, dando menos prioridade às provas tradicionais e mais valorização do indivíduo, como forma de avaliação de desempenho. Além disso, incentivar e proporcionar métodos de fixação de conhecimento, muito além do data show, como exploração das diversas formas de mídia disponíveis como jogos educativos, filmes históricos e atividades interativas. A escola, através de seu corpo docente e diretores, deve estar mais próxima do cotidiano de seus alunos e familiares, atenta às mudanças de comportamento que podem gerar distanciamento deste jovem e, se preciso, dando suporte de orientadores pedagógicos e psicólogos, para que não ocorra o abandono dos estudos tão importante para a melhoria das condições de vida do indivíduo e do país.