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Enviada em: 28/06/2017

"A Educação tem raízes amargas,mas os seus frutos são doces",já dizia o Filósofo grego Aristóteles,que chamou de 'raízes amargas' as dificuldades que os jovens tem em ter acesso a educação básica,e até em conseguir concluí-la,retratando bem a situação dos alunos brasileiros que,por diversos motivos deixam a sala de aula e acabam tendo sua qualidade de vida reduzida drasticamente.Reverter este quadro problemático é a missão do Brasil.   Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) existem 1,3 milhão de jovens que deixaram a escola sem concluir os estudos.Assim,evidencia-se o fato de que os estudantes estão cometendo evasão escolar,o que os deixam sem perspectiva e os fazem seguir os rumos da marginalidade.   Com base e, uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo(USP),o Professor Evandro Camargo Teixeira pôde concluir que a criminalidade aumentou em 51% em todos os estados brasileiros,no período de 2001 até 2005,devido a evasão escolar.Isto comprova que ao deixarem as escolas,os ex-alunos acabam indo para o mundo do crime.   Tendo em vista os dados do IBGE,cabe ao MEC trazer os adolescentes de volta aos colégios,por meio de mudanças nos projetos escolares que visem as tornarem mais atrativas e assim dar uma nova perspectiva aos jovens.Enquanto que ONG's devem fazer uma mobilização para conscientizar aqueles que deixaram as escolas,por meio de campanhas e distribuição de panfletos,da necessidade de uma formação escolar sólida,assim complementando a ação do MEC e garantindo que as 'raízes amargas' não sejam maiores que os 'frutos doces'.