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Enviada em: 09/07/2017

Composto por um abrangente número de crianças e adolescentes em idade básica escolar, o sistema educacional brasileiro,não supre, todo o ciclo de necessidades para manter, tais cidadãos, efetivamente e ativamente ligados á escola, deixando assim várias lacunas sociais e financeiras, sobrepostas no caminho de milhões de pessoas.       Dados apresentados no decorrer dos anos, mostram que o número de jovens e crianças que frequentam a escola, cresceu com o passar do tempo, porém, esses dados, tornam-se contraditórios, a partir do momento em que, a criminalidade, a quantidade de moradores de rua e o trabalho infantil crescem. Seguindo com base de análise no contexto histórico, onde a necessidade de trabalho precoce, seja no êxodo rural ou urbano, a dificuldade de locomoção e o impedimento da família eram os maiores empecilhos, nos dias atuais, o próprio estimulo que não chega até grande parte dos jovens, acaba tornando o aprendizado como sendo uma mera obrigação, para cumprir algum papel perante a sociedade, onde base familiar, condição financeira, juntamente á fatores psicológicos, expõem os alunos a pressões internas, levando a evasão.        No que diz respeito a diversidade educacional brasileira, vê-se um gigantesco abismo na comparação entre rede pública e rede privada de ensino, a qualificação dos professores, estrutura física do ambiente e como retratado muito nos dias atuais, a violência tanto dentro quanto a caminho das escolas, que vem crescendo gradativamente, cada aspecto desse, coloca todos os dias diversos alunos fora da escola.        Malala Yousafzi, ativista paquistanesa e a pessoa mais jovem a  ser laureada com um prêmio nobel, defende com ênfase a permanência de crianças e jovens na escola, principalmente as mulheres, deixando para o mundo o seguinte legado: "Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo.", tomando esse conceito, o incetivo para mudar tal perspectiva, não pode partir apenas do estado, ações sociais de apoio e estimulo, já tem feito parte do dia a dia de algumas escolas, ONG's que recolhem as crianças das ruas, apresentado a elas o universo dos livros, pessoas que olham cada vez mais por esse parcela da população, acionando os devidos órgãos competentes, como por exemplo, o conselho tutelar.        Portanto, o papel do estado, feito de maneira engajadora, juntando o financeiro e o incentivo social, agregado á profissionais que conduzem e estimulam o aprendizado,deverá aumentar de forma positiva, os dados e a vontade de permanecer no ambiente de maior ascensão didática e desenvolvimento na vida do ser humano.