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Enviada em: 03/07/2017

O processo de evasão escolar na sociedade brasileira é impulsionada por diversos motivos,mas vale dar destaque aos seguintes:o fator social que o mais propulsor para tal atitude e o ambiente escolar que é de fundamental importância para a devida anexação do aluno na escola.É notório que o âmbito escolar precisa de meios que promovam que a defasagem escolar torne-se cada vez mais imperceptível. Os alunos oriundos de família de baixa renda são os mais propensos para a saída precoce das unidades de ensino.A necessidade e falta de recursos básicos para sobrevivência,induz crianças e jovens para a então inserção no mercado de trabalho antecipadamente.As consequências dessa pratica interfere negativamente no desenvolvimento adequado da criança que irá perder umas das fases que é essencial para a transição criança-adolescente. A não conclusão do ensino regular irá refletir na vida futura dos indivíduos;estes não terão as mesmas oportunidades daqueles que optaram por concluir todas as etapas da educação. Os gestores educacionais e a equipe escolar são os responsáveis por promoverem o ambiente escolar mais atrativo.Segundo Paulo Freire a aprendizagem tem que partir da realidade dos alunos e de seu universo vocabular.Sendo assim ele parte da ideia de uma educação emancipadora e autônoma,possibilitando que o indivíduo pertencente a classe social baixa desenvolvam um olhar critico da situação no qual estão inseridos e torne-se o ser transformador de sua realidade. Dessa forma,vale ressaltar que a educação é assegurada e garantida pelo estado e é direito de cada cidadão.Nesse sentido a sociedade precisa de ações que possibilitem que a evasão escola seja combatida, bem como o exercício conjunto do poder publico e escola incentivando com o seguinte projeto: período escolar dividido, um para o ensino regular e outro com a atividade remunerada, para que se efetive a aprendizagem.Para que o alunos sintam-se atraídos e permaneçam na escola é necessário um acompanhamento efetivo da família e um relacionamento saudável entre educando e educador.