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Enviada em: 27/06/2017

A escola é fundamental para o desenvolvimento uma sociedade, uma vez que através da educação os indivíduos apreendem a compreender, planejar e transformar o contexto que vivem. A evasão escolar é, portanto, um atraso social e reflete o anacronismo do sistema educacional e sua necessidade em adequar a realidade brasileira. Dessa forma, é fundamental o trabalho conjunto entre as escolas e as famílias para a superação do problema.        Com o abandono da escola inúmeros jovens tendem a enfrentarem um mercado de trabalho precário, em condições análogas a escravidão ,pois, não possuem uma base para um trabalho especializado ,assim, perpetuam muitas vezes um ciclo de carências. Além disso, tornam-se suscetíveis a violência, uma vez que são mais facilmente coagidos para a criminalidade, e isso contribui para o aumento da violência em toda sociedade. Destarte, possuem o seu direito constitucional de direito a educação negligenciado, sendo que este deve ser garantido pelo Estado e pela família. Desse modo, a evasão escolar traz consequências não somente para o indivíduo ,mas, também, para as famílias e toda sociedade.        Nessa perspectiva, segundo Aristóteles o homem é um ser social, impossível de ser pensado fora do contexto que nasce e vive. Dessa maneira, como revelam pesquisas feitas pelo MEC e pelo IBGE, a evasão escolar concentra-se, principalmente, entre jovens, negros, de baixa renda, ressaltando ,assim, o extra escolar, como a desigualdade social um dos principais fatores de abandono da escola. Discorre que ,ainda, hoje, no Brasil, muitas crianças e adolescentes são obrigados a abandonar os estudos para trabalhar e ajudar a família, ou por falta de orientação enfrentam uma gravidez na adolescência, revelando ,também, uma desestruturação familiar, bem como contribui para isso o despreparo de professores que adotam uma pedagogia que não adequa-se a realidade de aprendizagem. Sendo assim, segundo o educador Paulo Freire e necessário uma releitura sobre o papel social da escola. Outrossim, deve haver uma aproximação entre família e escola para que aja um apoio mútuo para a construção de uma educação mais humanizada.        Portanto, a escola deve desenvolver um trabalho que transforme a realidade. Para isso a exemplo  de Contagem em Minas Gerais, o corpo docente deve aplicar uma didática em integração com a família, por meio, de visitas nas residências o que propiciará conhecer o contexto social do educando, bem como, motivar os pais a estarem mais ativos dentro da escola. Além disso, é imprescindível  uma constante formação dos educadores, por meio, de seminários que modernize a educação, e ensine a lidarem com diferentes contextos sociais. Para que,gradativamente,possamos ir superando o problema.