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Enviada em: 28/06/2017

É possível afirmar que, em pleno século XXI, ainda é notória a questão da abdicação de jovens com relação ao meio escolar. Apesar de algumas melhoras gradativas, como apresentam os dados do jornal O Globo, ainda há muito em que melhorar. Isso se evidencia pelo fato de vários jovens não concluírem ao menos o ensino básico, o que se torna cada vez mais um problema maior.              Em grande parte, essas crianças e adolescentes deixam de frequentar o colégio por alguns motivos como falta de estrutura familiar e de mobilidade, dificuldade de aprendizado ou alguma doença, cuidar de algum irmão mais novo, necessidade de trabalhar muito cedo e até mesmo a proibição dada pelos pais aos filhos para que não frequentem a escola.    Cabe ressaltar que, com o "afastamento" acadêmico, alguns problemas são gerados. Com a conclusão tardia do ensino médio, tudo acaba se tornando mais lento e feito com atraso. A inclusão em um trabalho com salário melhor, ensino superior, a busca da estabilidade financeira, entre outras coisas. Além disso, gera uma grande adversidade na questão da desigualdade social, em que pessoas que estudam em colégios particulares terminam tudo no tempo certo e não têm a necessidade de desistir por completo ou apenas de se afastar dos estudos por um período.       Segundo Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, "A educação é a arma mais poderosa que você pode usa para mudar o mundo",portanto, partindo desse princípio as escolas poderiam dar uma assistência social maior para assim chegar a causa real do problema. Medidas simples podem ser tomadas, a cerca de aproximar a família do colégio para assim prestar melhor auxílio, também oferecendo apoio e orientação juntamente de visitas ao lar, desse modo o aluno terá um melhor desempenho.Desta forma, a realidade pode ser usada como fonte para solucionar os problemas referente a evasão escolar e a realidade brasileira.