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Enviada em: 04/07/2017

A realidade atual das escolas brasileiras reflete um problema de evasão de alunos. Isso afeta todas as escolas, mas principalmente a pública. Nesse sentido, os causadores desta problemática são as necessidades de trabalho na adolescência e o problema no sistema de ensino.    As escolas vem perdendo alunos cada vez que a necessidade de trabalho aumenta na vida do jovem. Desse modo, muitos que abandonam acabam não voltando e esquecem-se que um salário melhor depende do grau de estudo que possuí. Isso é um problema que ocorre mais nas escolas públicas, pois, é frequentada em maioria por alunos mais humildes. Assim o número de abandono escolar aumenta e de analfabetos funcionais também.      Segundo a sociologia, o individuo é influenciado pelo meio. O "meio" seria o sistema de ensino que é utilizado no Brasil atualmente, já o "individuo" seria tanto os alunos quanto os professores, cujo estes convivem juntos no dia-a-dia e façam parte do mesmo modelo de educação. Nessa lógica, os alunos recorrem ao abandono da escola por não serem atendidos da forma que esperam e os professores deixam a desejar na eficiência de seu trabalho, isto é, formando um ciclo.       De acordo com os argumentos supracitados, o modelo brasileiro de educação devia sofrer uma mudança que se aplique a realidade brasileira. O ministério da educação haveria de pensar algo que atendesse as escolas nas realidades que estão encontradas, isto é, não idealizando com modelos de ensino de outros países mais desenvolvidos. Portanto, haveria de ser proposto um tipo que envolvesse alunos e professores de forma mais abrangente valorizando o conhecimento integral do aluno.