Aplicação de novos modelos de ensino Os índices de evasão escolar têm despertado o interesse de especialistas na área da educação. As causas apontadas por eles são as mais diversas, dentre as quais pode se destacar: a baixa qualidade do ensino, os currículos escolares com pouca flexibilidade e o emprego precoce, a que se submetem os jovens de baixa renda. Oportuno, nesse contexto, a adoção de novos modelos de ensino, que deram certo em outros países, e não menos importante, uma mudança pedagógica que busque trabalhar a liberdade de pensamento, por meio de novas ferramentas didáticas. Inúmeros países europeus, a exemplo da Finlândia construíram um modelo de ensino acertado, implementá-lo junto à realidade do ensino no Brasil, levando em consideração as nossas especificidades, com as devidas restrições ou acréscimos seria uma iniciativa louvável. Encontramos no Brasil aspectos culturais, sociais e econômicos distintos entre as cinco regiões. Exigindo-se, assim, formas diferenciadas de implementação de um novo modelo de ensino, que vá ao encontro à dinâmica social vivida pelas instituições de ensino. A evasão escolar que ocorre a nível de ensino fundamental e médio, é reflexo de uma escola que urge por mudanças profundas e acertadas, devendo impelir, assim, os especialistas na área de educação a buscarem modelos alternativos sérios em outros países. O importante, na atual conjuntura, não é fazer com que o jovem goste de estudar, mas fazê-lo reconhecer a importância desse ensino para sua cidadania. Dessa maneira o ambiente educacional tem que está preparado para ser um facilitador do aprendizado deste aluno, aproveitando a sua capacidade intelectual. Logo, é fazer com que o ele se sinta útil, e perceba o quanto é importante a escola na sua formação intelectual e profissional. Trata-se, portanto, de oferecer um ambiente escolar provido de todos as ferramentas, com as quais o jovem desenvolverá o seu saber. Necessário que a escola ofereça ao aluno a liberdade de criação. A motivação para dar continuidade aos estudos depende, em parte, das ferramentas de que dispõe no contexto escolar. Por fim, diversos são os atrativos externos à escola, que fazem o estudante perder o interesse pelo aprendizado. Realidade, com a qual a escola não pode ser indiferente e inerte. Necessário, se faz, a importação de um modelo de ensino já consagrado, colocando-o em pratica na estrutura do ensino brasileiro, com as devidas restrições. Imprescindível que se ofereça múltiplas oportunidades pedagógicas para o aluno desenvolver a sua inteligência, oferecendo-o flexibilidade no aprendizado e menos rigidez na transmissão de conteúdo. Novo modelo de ensino aliado às ferramentas didáticas de ensino ajudarão o ensino nacional minimizar a evasão escolar. is