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Enviada em: 29/06/2017

Aplicação  de novos modelos de ensino        Os índices de evasão escolar  têm despertado o interesse  de especialistas na área da educação. As causas apontadas por eles são as mais diversas,  dentre as quais pode se destacar: a baixa qualidade do ensino, os currículos escolares com pouca flexibilidade e o emprego precoce, a que se submetem os jovens de baixa renda. Oportuno, nesse contexto, a adoção de novos modelos de  ensino, que deram certo em outros países, e não menos importante, uma mudança pedagógica que busque trabalhar a liberdade de pensamento, por meio de novas ferramentas didáticas.            Inúmeros países europeus, a exemplo da Finlândia construíram um modelo de ensino  acertado,  implementá-lo junto à realidade do ensino  no Brasil, levando em consideração as  nossas especificidades, com as devidas restrições ou acréscimos seria uma iniciativa louvável. Encontramos no  Brasil aspectos culturais, sociais e econômicos distintos entre as cinco regiões. Exigindo-se, assim, formas diferenciadas de implementação de um novo modelo de ensino, que vá ao encontro à dinâmica social vivida pelas instituições de ensino. A  evasão escolar que ocorre a nível de ensino fundamental e médio, é reflexo de uma escola que urge por mudanças profundas e acertadas, devendo impelir, assim, os especialistas na área de  educação a buscarem modelos alternativos sérios em outros países.           O importante, na atual conjuntura,  não é fazer com que o jovem goste de estudar, mas fazê-lo reconhecer a importância desse ensino para sua cidadania. Dessa maneira o ambiente educacional tem que está preparado para ser um facilitador do aprendizado deste  aluno, aproveitando a sua capacidade intelectual. Logo, é fazer com que o ele  se sinta útil, e perceba o quanto é importante a escola na sua formação intelectual e profissional. Trata-se, portanto,  de oferecer um ambiente escolar provido de todos as ferramentas,  com as quais o jovem desenvolverá o seu saber. Necessário que a escola  ofereça  ao  aluno a liberdade de criação. A motivação para  dar continuidade aos estudos depende, em parte, das ferramentas de que dispõe no contexto escolar.        Por fim,  diversos são os atrativos externos à escola, que fazem  o estudante perder o interesse pelo aprendizado. Realidade,  com a qual a escola não pode ser indiferente e inerte. Necessário, se faz, a importação de um modelo de ensino já consagrado, colocando-o em pratica na estrutura do ensino brasileiro, com as devidas restrições. Imprescindível que se ofereça múltiplas oportunidades pedagógicas para o aluno desenvolver  a sua inteligência, oferecendo-o  flexibilidade no aprendizado e menos rigidez na transmissão de conteúdo. Novo modelo de ensino  aliado às ferramentas didáticas de ensino  ajudarão o ensino nacional   minimizar a  evasão escolar.  is