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Enviada em: 09/07/2017

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” A frase de Paulo Freire relaciona-se bem com a situação vivida nas escolas brasileiras. Sabe-se que, a educação é um dos principais âmbitos que fomentam o desenvolvimento social. Em virtude disso, o abandono escolar configura-se como um dilema que afeta especialmente as classes  desfavorecidas. Logo, é necessário refletir sobre as principais causas, a importância do professor e as soluções cabíveis.   Dessa forma, subentende-se que o maior motivo da evasão escolar é o desinteresse. A saber, dados da pesquisa com jovens de baixa renda feita pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, mostrou que vários não sabem a utilidade de algumas matérias para sua vida na prática. Além disso, é comum existirem professores com didáticas ultrapassadas e com dificuldades de incorporar ao cotidiano escolar o uso de novas tecnologias.   Todavia, na cidade de Contagem-MG, um programa está sendo aplicado em 54 escolas, nelas os professores não limitam-se ao tempo em sala de aula, quando o aluno apresenta alguma dificuldade, recebe orientação em casa a fim de verificar a origem do seu problema. O projeto conseguiu reduzir a evasão em 92%, a indisciplina em 86%, além disso, o desempenho dos alunos e as notas melhoram cerca de 64%. Um exemplo da importância da atuação conjunta das intuições de ensino, do educador e dos responsáveis.    À luz dessas considerações, urge ao Ministério da Educação a promoção de ações que priorizem tanto a infraestrutura e manutenção das escolas quanto a qualidade do ensino de forma atrativa, inovadora, acessível e igualitária, através do uso das tecnologias, da música, da arte e dos meios de cultura em geral. Ademais, é preciso que a família apoie o estudante em todo o seu percurso acadêmico, criando um ambiente salubre para esse processo, caso tenham dificuldades, faz-se indispensável a busca por uma assistência social; sob essa ótica, entra como ferramente substantiva, a proposta do Socioconstrutivismo , de Paulo Freire.