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Enviada em: 29/06/2017

Com um modelo de educação ultrapassado, as escolas brasileiras mantêm a mesma metodologia aplicada desde o Brasil Império. Do mesmo modo, a falta de valorização do poder público e problemas sociais, elevam os índices de evasão e transformam essas instituições em lugares passageiros para esses jovens.     Consideradas semelhantes a presídios pelos adolescentes brasileiros, as escolas não se atualizaram conforme a modernidade do mundo, mantendo o mesmo padrão de pedagogia e elevam, consequentemente, os índices de insatisfação. Da mesma forma, sem estrutura adequada e digna para se estudar, falta climatização, cadeiras, professores e, logo, também deixa de existir a perspectiva dos jovens que aquele meio trará algum futuro satisfatório, desistindo e indo trabalhar. Porém, segundo Immanuel Kant, “o homem é o que a educação faz dele” sendo a mesma imprescindível para formação do intelecto e atitudes geradas pelo cidadão no meio em que vive.      Concomitantemente, o governo não investe na educação, negligencia o jovem na fase estudantil e arcam com as adversidades, junto com a sociedade, no futuro. Segundo o Jornal Folha de São Paulo, o custo que um presidiário tem para o Estado por mês no país, equivale a o investimento de um ano dado pelo poder público à um estudante de escola pública, expondo as consequências geradas pela falta de valorização na base do indivíduo, a educação. Em exemplo, o documentário “Pro dia nascer feliz”, de 2015, que expõe as dificuldades enfrentadas por jovens de 5 a 15 anos, que caminham 10km até a escola, estudam sem material de qualidade, água encanada, um professor para 4 séries e mesmo assim, é visto nos olhos desses seres humanos a esperança de dias melhores.      Percebe-se, portanto, a precariedade que vive o ensino público brasileiro e a necessidade imediata de mudança. Para que isso ocorra, o governo, por meio de analises estatísticas e exemplos de outros países, deve compreender que um país que valoriza a educação e tem a mesma como prioridade, evolui em todos os aspectos, reduz a criminalidade e aumenta a economia, ajustando as estruturas das instituições, possibilitando salários dignos aos professores, fardamentos e transportes de qualidade, possibilitando para o indivíduo de baixa renda acreditar que a educação é a chave para mudança do país. Em auxílio, as escolas buscando ouvir os alunos e seus desejos, devem modernizar sua metodologia indo além de lousas e cadernos, instigando o desenvolvimento dos jovens, transformando a escola em um ambiente de prazer e não somente de obrigação. Juntamente, a mídia por meio de propagandas, jornais e novelas conscientizar a população que a educação é o elemento primordial para o crescimento de uma nação, devendo ser valorizada e compreendida que é um direito de todos.