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Enviada em: 28/06/2017

Em 1934 é publicada a nova constituição federal,determinando de maneira inédita a educação como direito de todos os brasileiros,devendo ser disponibilizada pelo governo e pela família .Contudo, observa-se, que a educação para todos,ainda não e uma realidade brasileira. Dentre tantos fatores relevantes temos:não só as formas de avaliação do sistema brasileiro,como também,as dificuldades diárias encontradas pelas famílias.     Thomas Armstrong, que em sua obra "As melhores escolas : a prática educacional voltada pelo desenvolvimento humano", problematiza alguns aspectos do sistema educacional do seu país,que se encaixam bem na realidade brasileira. Sua critica está voltada para a organização do sistema educacional,que enfatiza que as escolas se tornem cada vez mais um instrumento de segregação social do que propriamente,uma ferramenta educacional.Isso se da principalmente,pelas leis vigentes moldadas pelo mercado capitalista,onde passa a separar "capazes" e "incapazes" de acordo com a demanda da sociedade com a qual estão inseridos.      Paralelo a isso, a questão social é outro fator imprescindível quando se trata de evasão escolar,que está relacionada a um problema estrutural: a questão financeira familiar. Isso se da ,principalmente,porque muitos jovens possuem a necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família. Por exemplo, um estudo feito pelo IBGE,mostra que 1,3 milhões de jovens param de estudar para ajudar nas despesas de casa,resultando no alto índice de evasão escolar entre os jovens,correspondendo a mais de 60%.     Pode-se perceber,portanto, que o sistema educacional moldado pelo governo e as dificuldades financeiras encontradas pelas famílias dificultam a erradicação do problema.Posto isso,cabe ao ministério da educação, introduzir uma educação mais flexível e e exequível aos jovens com o fito de escolher uma escolha significativa as seus alunos,tornando a grade curricular mais atraente. Ademais,os órgão governamentais em parceria com ONGS ,deve criar projetos sociais com remuneração para fomentar o interesse nos alunos,assim,inserindo os jovens no âmbito escolar.  diImmanuel Kant:O ser humano é aquilo que a socidade faz dele.