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Enviada em: 06/07/2017

Atualmente o Brasil passa por uma situação de significativa evasão escolar, como afirma dados levantados pelo Pnud em que 45,7% dos jovens brasileiros não conseguem concluir o ensino médio até os 19 anos. Essa questão que possui diversos motivos precisa ser solucionada pois ela desencadeia consequências negativas, a longo prazo, diretas no desenvolvimento social e econômico do país .   A realidade de tais alunos ausentes mostra que muitos moram em zonas rurais e devido a baixa renda precisam ajudar os pais no trabalho, e por morarem em áreas afastadas, muitas vezes, a prefeitura não oferece transportes escolares o que cria mais um empecilho para frequentar a escola. Além desses motivos há o desinteresse dos alunos pela atividade estudantil, cerca de 40,3% dos jovens de acordo com o Pnud,.pois muitos não encontram sentido ao frequentarem as escolas visto que a realidade de muitas delas são conturbadas e apresentam problemas familiares, alinhamento a atividades criminosas e gravidez precoce.    É perceptível a necessidade de se resolver o problema da evasão escolar já que além dela ser uma consequência negativa do ferimento do direito básico à educação, estipulado a toda criança e adolescente pela constituição, ela priva essa atual geração de formar uma bagagem psicológica e intelectual , construída na escola, de conhecer seus direitos para a prática da cidadania. Do mesmo modo, essa fuga da escola cria trabalhadores sem qualificação que são direcionados aos empregos com menores remunerações contribuindo com a desigualdade social. Além das consequências sociais, tem-se que um país que não possui uma boa educação com alunos ativos, pode também não ter uma economia desenvolvida. Um exemplo disso ocorre com nações como Noruega e Coréia do Sul que possuem grandes investimentos em tal setor e destacam-se como uma das mais desenvolvidas de forma social e econômica de acordo com o levantamento da ONU. Semelhante à essa mentalidade, Monteiro Lobato já afirmava que “um país se faz com homens e livros”.    Para evitar a evasão escolar e solucioná-la, é preciso que as prefeituras de cada município e o governo proporcionem uma infraestrutura básica para os alunos de baixa renda oferecendo uniforme, materiais escolares e transporte escolar de qualidade. Além disso, é preciso entender o perfil desses jovens e buscar soluções para os problemas pessoais desses alunos, isso pode ser feito por psicólogos, pedagogos e pelos gestores das escolas de forma a tornar a integração família e escola mais próxima e humana.