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Enviada em: 29/06/2017

Desigualdade social e a evasão social    A Constituição brasileira prevê uma educação digna e de qualidade a todos os cidadãos. No entanto, hoje, com a má prestação desse direito, a evasão escolar é uma realidade crescente dentro da sociedade. Dentre os vários fatores que contribuem para esse aumento, tem-se a grande desigualdade social no país e as estruturas precárias da unidades escolares.                  É notório que a qualidade do ensino decresce à medida que se vai adentrando em regiões de maior vulnerabilidade social. Por isso, do número de jovens e crianças que evadem da escola, 80% são indivíduos que vivem em locais precários, como as favelas. Nesse sentido, nota-se que a disparidade econômica é determinante nesse processo, uma vez que,segundo a Unicef(Fundo das Nações Unidas para a Infância), a desigualdade social está entre os quatro principais fatores decisivos para a evasão escolar nessa faixa etária.       Além do mais, a falta de infraestrutura dos colégios de ensino público é outra realidade que influencia de forma direta nesse processo. Como agravante, tem-se também professores que não estimulam o aluno a fazer parte do processo pedagógico, apenas visam cumprir o cronograma. Nesse ínterim, a porcentagem de pessoas que abandonam a escola devido esta tornar-se desinteressante cresce em demasia.       Diante do apresentado, faz-se necessário que o Estado crie políticas públicas que atenuem e combatam os efeitos da desigualdade social na vida escolar das crianças e adolescentes, através da criação de clubes de leitura e esportes dentro das comunidades mais vulneráveis. Ademais, é imprescindível que esse agente público junto ao Ministério da Educação, invistam na melhoria da infraestrutura das escolas, com a construção de um ambiente de melhor qualidade para o aluno. Nessa perspectiva, a disponibilização de cursos de reciclagem para a maior capacitação dos docentes também contribui positivamente para a mudança desse cenário.