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Enviada em: 30/06/2017

A escola é considerada uma instituição social, na qual existem estabelecimentos de normas que devem ser seguidas pelos alunos, como os horários, a frequência e o cumprimento de avaliações. Esse modelo educacional não foi reinventado para seguir a realidade dos estudantes brasileiros, visto que o aprendizado é mecânico e pouco humanizado, sendo um dos motivos para elevada evasão escolar.    O conhecimento tornou-se ferramenta indispensável para o desenvolvimento de uma região,tal percepção ficou mais exacerbada com o advento do iluminismo no século XVIII, em que a razão levaria a liberdade de um povo. Esse pensamento, é um legado europeu e que perpetuou no mundo, porém países subdesenvolvidos como o Brasil, ainda possuem uma escolaridade deficitária. Entre os motivos para o problema está a baixa modernização do ensino, que encontra-se estagnado, caracterizado por quadro, carteiras enfileiradas e hierarquia, não estimulando a criatividade do aluno e o pensamento crítico, aumentando cada vez mais seu desinteresse.    Além da mecanização do ensino, as principais instituições do país que são o Estado, a família e a escola não trabalham em conjunto para a formação cidadã da criança e do adolescente. Esses papéis deveriam estar constantemente interligados, promovendo uma base sólida na educação para que a criminalidade seja reduzida, uma vez que a miséria e o desemprego estão vinculados a esse problema social. Dados do Ministério da Educação indicam que as negros de baixa renda são os que mais abandonam os estudos precocemente para trabalhar em empregos mal remunerados, sendo essa evasão escolar um dos maiores fatores de segregação na sociedade brasileira.    Outro aspecto importante está vinculado as barreiras entre o universo escolar e a individualidade de cada estudante. A desumanização do ensino é frequente em muitas escolas, pouco se preocupa com questões singulares, ignorando problemas familiares, financeiros e até mesmo o aprendizado. Com isso, a escola não cumpre o seu papel social, que não se restringe apenas em administrar conteúdos, mas também interferir positivamente na vida do aluno, sendo um suporte que ultrapassa a instituição.    A evasão escolar, portanto, é responsável por uma série de problemas sociais existentes no Brasil e está relacionada com a falta de reinvenção desse modelo, no qual não dialoga com a realidade atual do país. Para solucionar esse problema é necessário que o Governo Federal reforme o ensino visando uma participação mais ativa do estudante, por meio de debates, projetos e pesquisas, em que o professor dê autonomia ao aluno. Os educadores poderiam visitar a casa dos estudantes,  para que ocorra uma maior interação, estabelecendo também contato entre a família e a escola. Dessa forma, interligar essas instituições sociais é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico nacional.