Materiais:
Enviada em: 30/06/2017

O modo como se ensina hoje tem suas bases na idade média, com uma educação oligárquica e de mera transmissão hierárquica de conhecimentos memorizados.Surge no século 18 o filósofo Rousseau que propõe uma didática contraria, mais lúdica, interativa , progressiva e para todos.   Na idade contemporânea, o sistema de educação no Brasil é analógico para um estudante digital e não visa ensinar a todos e sim quem tem interesse.   Portanto fazendo com que o aluno se aplique a escola e não o contrário.Tornando novamente o ensino unidirecional com pouco debate e com o professor o único detentor do conhecimento.Sendo que na atual era da informação o pupilo pode acessar o Google e buscar informações,ou seja,fazem com que o professor deixe de ser o possessor da erudição.   Um dos fatores que demonstra a evasão escolar é a defasagem idade - série devido a falta de aprendizado bem como a progressão continuada, que aumenta a tendência de evasão a cada ano, atingindo seu pico no 1º ano do ensino médio , segundo a pesquisa da Cesgranrio , a partir do Censo Escolar/INEP .   Sendo assim a escola deve se reinventar e reintegrar o jovem para que as taxas de saída diminuam.De modo que o ministério da educação adote nova politicas de reprovação,aplicando didáticas mais lúdicas com o auxilio da tecnologia assim,colocando o debate em ênfase e retirando a progressão continuada.Dessa forma aplicando o combate a repetência na etapa anterior de ensino.Podendo aplicar métodos das universidades no qual o aluno não é reprovado em todas as matérias por ter falhado somente em uma.Então somente nesse conhecimento rejeitado é necessário aplicar uma recuperação com turmas reduzidas durante os finais de semana e férias visando uma maior conexão da família com a escola na transmissão do saber.Pois "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."Kant.