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Enviada em: 10/07/2017

O sociólogo Gilberto Freyre, ao afirmar que "o ornamento da vida é a forma como um país trata suas crianças", mostra claramente a necessidade de dar extrema atenção aos assuntos que envolvem a infância. Sendo assim, a questão da evasão escolar é uma problemática que deve ser amplamente debatida e combatida. Nesse sentido, faz-se necessário destacar o papel da tríade: governo, escola e família.  A última versão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) foi sancionada em 1996; já sofreu diversas emendas respondendo às demandas e lutas de grupos ligados à educação mas poucos direitos conquistados tem sido assegurados na prática. Ao ler o documento observamos artigos que garantem aos educandos: material-didático, transporte, alimentação, vaga na escola mais próxima à residência. Entretanto, basta ligarmos a televisão para observarmos diversos relatos de alunos que levam horas para chegar à escola, que muitas vezes os recebe sem merenda e nem material para oferecer-lhes. A Constituição  Federal de 1988 trata a educação como um direito universal que é dever do Estado e da família, dessa forma não podemos deixar de destacar o papel do grupo familiar na garantia do desenvolvimento escolar dos menores. Muitos casos de evasão escolar estão relacionados à problemas familiares que vão desde situações em que a criança precisa trabalhar para ajudar nas despesas da casa, até casos em que os responsáveis simplesmente não são importância à educação e, portanto, não incentivam que o aluno frequente as aulas.  De acordo com o exposto, podemos afirmar que é preciso um trabalho conjunto para garantir a redução da evasão escolar no nosso país. É necessário que Ministério da Educação garanta o acesso aos direitos assegurados pela LDB e, juntamente com a mídia, possa promover campanhas com intuito de mostrar a essencialidade da educação. Ademais, a escola precisa estar próxima às famílias do alunado para, além de auxiliar nessa conscientização, conhecer suas maiores dificuldades.