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Enviada em: 02/07/2017

Falha governamental. Negligência familiar. Direitos privados. São algumas problemáticas relacionadas a evasão escolar no Brasil, que hodiernamente se faz presente na sociedade. A falta de incentivos no ambiente escolar perante as necessidades dos alunos, propicia um ambiente falido. O órgão familiar que por sua vez tem o papel de incentivador, encontra-se precário.    Uma das causas determinantes para o aumento da evasão escolar é a posição do governo. Em muitos locais brasileiros as políticas de inclusão escolar são inexistentes, bem como a grade de profissionais, assim, torna-se mais frequente a banalização da educação. Dentre os perfis de abandono, encontra-se mais presentes grupos negros e de baixa renda, tendo maior concentração na região nordestina, que não tem acesso eficiente em comparação à outras áreas.  Outrossim, está na relação de auxílio na renda familiar efetuada por menores em fase que se faz necessária a presença escolar. Nessa fase (de 6 a 14 anos), estado e família são responsáveis por garantir a educação, o que não vem sendo praticado por ambos. O reduzido interesse familiar de inserção escolar, assim como a falta de acompanhamento na mesma, acarreta na privatização dos direitos de jovens e adolescentes garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Portanto, se faz necessário incentivos governamentais e familiar para que essa problemática seja reduzida. Ampliar o número de escolas junto com profissionais a fim de suprimir a necessidade dos que utilizam, é importante para o aumento da frequência de alunos, integrando-os de fato à estrutura educacional. Integrar também pais e responsáveis para que os mesmos entendam a importância da educação na vida de seus respectivos titulares, com palestras, que apresentem o ambiente e suas eficiências. Com isso, a evasão escolar se evade da sociedade.