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Enviada em: 02/07/2017

A educação é a base da sociedade. Nesse contexto, o crescimento abrupto nos casos de evasão escolar demonstram a necessidade de frisar os aspectos que causaram essa desvalorização do ensino nacional. Desse modo, a adoção de práticas e medidas pelo Poder Público são basilares para uma reinserção dos jovens e adolescentes no ambiente de ensino brasileiro.    É elementar expor, que a evasão dos alunos é ocasionada por diversos fatores sociais. Nesse sentido, os discentes que padecem de recursos financeiros, maior facilidade no deslocamento até a escola e problemas familiares, são mais vulneráveis ao êxodo escolar. Dessa forma, o maior estimulo a educação demonstra-se fundamental como instrumento de prevenção da evasão.  Concomitantemente, destaca-se a importância da participação da sociedade no processo de reinserção dos alunos na escola. Nesse viés, o filósofo brasileiro Mario Sérgio Cortella, em sua obra ‘’Educação, Convivência e Ética’’, ressalta que a construção de uma sociedade fundamenta-se na educação de suas crianças e na garantia de seus direitos educacionais. Desse modo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) deve efetivar o artigo 6º da Constituição Federal de 1988, que defende o direito social da educação a todos os cidadãos.     Diante dessas constatações, infere-se a necessidade de uma adequação do ensino público a pluralidade social brasileira. Para intervir nessa questão, urge ao Estado e ao Ministério da Educação, promover por meio de vias midiáticas, campanhas que estimulem uma humanização da educação e incentivem o ensino integral dos alunos,dentro e fora do ambiente escolar. Ademais, é papel do Governo Estadual e das ONG’s efetuar a reinserção das crianças no ambiente escolar, promovendo auxílio financeiro e material aos alunos carentes. Em suma, com a adoção dessas medidas será possível estabelecer a prosperidade nacional da sociedade.