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Enviada em: 01/07/2017

A fome fala mais alto.                                                                                  No longa-metragem 'Igor', dirigido por Eryk Rocha, conta a história de um jovem de 16 anos, morador do morro dos Prazeres, que se arruma para ir à escola mas nunca chega lá . O menino e seus quatro irmãos foram criados pela mãe que era doméstica e fazia o possível por seus filhos. Então Igor parte pelas ruas do Rio de Janeiro em busca de uma solução contra a miséria que se instaurava na sua casa. Nessa história cinematográfica é relatada a verdadeira situação vivida por muitos jovens e adolescentes nos dias de hoje. As pessoas recebem uma grande peso de responsabilidade desde muito cedo e acabam abandonando seu dimensionalismo futurista.                  Com isso, os planos de um amanhã promissor vão ficando para trás junto dos estudos. A necessidade pela sobrevivência vai tomando a mente que deveria está sendo preenchida pelo conhecimento e amadurecimento de ideias, pois sem esses requisitos básicos e essenciais o homem não evolui ou progride. Acabando que o mesmo se torna o hospedeiro de um comodismo e insegurança em relação a tudo, que por fim, desestimula o indivíduo. No caso daqueles que moram em comunidades, podem achar no tráfico um escape que atenda a todas a suas necessidades e se corrompem por intermédio da influência ou necessidade .                   Por isso e por muitos outros motivos é que cerca de 1,3 bilhões de jovens deixam a escola e não a concluem, tornando-se alvo vulnerável do sistema econômico. Esse quantitativo de pessoas é formado em sua maioria por jovens, pobres, negros, moradores de comunidade etc, que buscam simplesmente um sustento e acabam preferindo trabalhar, muitas vezes se sujeitando a situações de risco e até mesmo prestando serviços ilícitos. Jovens, que como Igor, preocupam-se em ajudar a família que passa por necessidade e assumem o compromisso de sustentar os gastos e as despesas da casa .                   Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Segundo Immanuel Kant, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele." Sem um bom ensino, seja em casa ou na escola, se torna muito difícil estar em equilíbrio na sociedade. Para que isso ocorra de forma positiva é interessante que o Ministério da educação desenvolva métodos para a auxiliação dos alunos, como a contratação de apoio psicológico e agentes escolares para que juntos pudessem visitar as residencias dos alunos e visualizar de perto a realidade de cada um. Podendo também a Secretaria da saúde e bem-estar social disponibilizar cestas básicas com alimentos e produtos higiênicos para família de estudantes necessitados, além da SEEDUC investir em propagandas estudantis presencias nas comunidades e bairros pobres. Soluções como essas melhorariam a educação brasileira cerca de 70%. ..