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Enviada em: 02/07/2017

A evasão escolar na sociedade brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente alunos abandonam a escola. Nesse sentido, dois aspectos tornam-se relevantes: A evasão escolar é fruto de fatores externos como a condições familiar e de fatores internos como a falta de elementos afetivos na relação professor-aluno.    Em primeiro plano, vale ressaltar que de acordo com a constituição de 1988 a educação é dever do Estado e da família. No entanto, a condição familiar esta indo contra esse direito, nesse ínterim a necessidade do aluno trabalhar e o não acompanhamento dos pais nos estudos dos filhos gera o abandono escolar. Dessa forma, torna-se necessário o acompanhamento da família juntamente com o Estado na vida escolar das crianças.     Outrossim, a falta de relacionamento entre aluno e professor dentro e fora da escola, dificulta a necessidade de saber o motivo dos alunos estarem abandonando o ambiente escolar. Comprova-se, uma vez que, a escola não tem um projeto político organizado que norteie a prática dos professores em relação ás crianças que evade, como também em relação aos alunos em fase de possível evasão, ou seja, aquele aluno que constantemente se ausenta da sala de aula.      Em síntese, se por um lado, a família não tem participado da vida escolar da criança, de outro lado, os professores também não têm procurado visitar a família para saber as razões pelas quais ás crianças deixam o colégio.     Portanto, depreende-se que a escola é o ponto de partida para combater a evasão escolar. Em primeiro lugar, cabe ao Estado juntamente com os professores promoverem palestras nas salas de aulas apresentando a importância da formação escolar e incentivando a participar das atividades escolares. Ademais,a escola poderia ainda discutir a relação professor-aluno entendendo que essa relação transcende o espaço da sala-de-aula, uma vez que a formação educacional abrange a vida social, econômica, política e cultural da criança.