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Enviada em: 02/07/2017

"O ser humano é aquilo que a educação faz dele". A frase de Immanuel Kant, grande filósofo prussiano, mostra a relevância da educação na vida de todo cidadão. No entanto, a realidade brasileira, no que diz respeito à permanência do aluno na escola, é preocupante, visto que o número de desistências ainda é significativo. Fatores como: reprovação, trabalho e gravidez são as justificativas mais frequentes para tal, tornando necessárias medidas para resolver a questão.              Um estudo feito pelo Instituto Unibanco em 2014 revelou que mais de 1 milhão de estudantes de 15 a 17 anos abandonaram a escola sem mesmo chegar a concluir os estudos. Tal dado está diretamente ligado ao não aprendizado por parte do discente, ou seja, o fato do aluno não conseguir apreender o que está sendo estudado e acabar reprovado gera uma certa frustração e, por conseguinte, a opção por desistir dos estudos sem ao menos pensar nas tristes consequências disso.      Além disso, a necessidade de ajudar os pais ou responsáveis nas despesas de casa muito contribui para essa realidade, atingindo, assim, em maior parte, as classes mais baixas da sociedade. Ademais, é comum ver adolescentes engravidando de forma indesejada e a gravidez vira motivo para romper com a escola. Dessa forma, tudo isso tende a intensificar-se quando não há um acompanhamento mais próximo do aluno com a  sua unidade de ensino e, principalmente, com seu professor.       É necessário, portanto, medidas para resolver o impasse. Segundo o polímata brasileiro Gilberto Freyre "o desenvolvimento social começa no lar", nesse sentido, as instituições de ensino devem implantar programas escolares em que os professores pudessem fazer visitas semanais às famílias dos estudantes com o fito de encurtar a distância entre família e escola. Além do mais, tendo em vista o poder da mídia sobre o cidadão, o Governo Federal deve promover campanhas publicitárias que incentivem crianças e jovens a sempre querer dar continuidade à vida escolar. Diante disso, iremos caminhar a uma realidade onde a educação seja  prioridade.