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Enviada em: 02/07/2017

Muitos são os fatores que contribuem para que crianças e adolescentes se evadam das escolas no Brasil, mas um dos principais motivos para que isso aconteça é o fatos das unidades de ensino não serem atrativas, sobretudo, para os jovens.       Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2009, 40% dos jovens que abandonam os estudos o motivo é a falta de interesse. E para complementar/comprovar esse estudo o INEP no mesmo ano fez uma pesquisa para entender os motivos pelos quais os alunos abandonam os colégios e chegaram a mesmo conclusão do estudo da FGV. E um dos motivos elencados pelos os adolescentes é que as disciplinas estudadas, na percepção deles, não fazem parte do seu cotidiano, ou seja, não seriam usados na vida prática. E mesmo já sendo comprovado que quanto maior o tempo de estudo, a média salarial aumenta, mas parece que os jovens não têm essa percepção.       E essa era um problema encontrado nas escolas estaduais de Pernambuco. Em 2007, o Estado era  26º colocado com a maior taxa de abandono escolar, em 2016 tornou-se a menor taxa entre os estados brasileiros. E no mesmo período saiu da posição 21º para o 1º lugar com o Estado com o melhor IDEB no ensino médio. E para que isso acontecesse o governo estadual investiu em escolas de tempo integral, modernizou-as, patrocinou a ida de estudantes para o exterior, através de Programa Ganhe o Mundo, além de formação continuada de gestores e professores.       Diante do que foi exposto, necessita-se estimular o interesse dos jovens pela escola. Então para isso, o governo precisa se reunir com estados e municípios onde obtiveram êxitos na evasão escolar para que seus casos de sucesso sejam implantados a nível nacional e também fazer uma consulta pública através de seu portal da internet, obtendo opiniões e soluções para serem implantadas nas redes de ensino, afim de erradicar a evasão escolar.