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Enviada em: 02/07/2017

Educação para uma sociedade positiva       Conte esperava que a sociedade atingisse sua capacidade máxima quando tivesse por base a educação, porém, no Brasil, ainda estamos longe de atingir esse objetivo. As razões para abandonar os estudos, no Brasil, vão muito além do desinteresse pela educação. A relação entre escola e sociedade, frágil em nosso país, é uma das principais causas da evasão escolar. Sendo assim, para que a sociedade brasileira alcance níveis de educação avançados e, assim, seja uma nação de vanguarda, são necessárias ações sociais e governamentais.       Nesse contexto, o modelo de produção fordista, no qual o objetivo principal é a massificação da produção, obtido pela montagem impessoal do objeto, atingiu as escolas brasileiras. O ensino sem um caráter pessoal distancia professores e alunos, fazendo que esses não apresentem interesse pelo manutenção de seus estudos. Aproximar estudantes e profissionais da educação foi um dos métodos utilizados na Noruega, país hoje referência em qualidade de ensino mundial. Nesse país da Escandinávia, nos últimos 25 anos, as escolas iniciaram um programa de reestruturação de ensino, dando voz a estudantes e familiares para que esses apontassem suas insatisfações com o método de ensino, diminuindo a praticamente zero a taxa de evasão escolar nacional.        Além disso, os profissionais de ensino brasileiros sofrem com a falta de capacitação. Como dito por Kant, "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele", portanto a falta de incentivos governamentais ao ensino dos professores os impede de melhor produzir aulas e, assim, mantes os alunos mais interessados no ensino. Em países símbolos de excelência de ensino, como França e Alemanha, os professores recebem incentivos governamentais anuais para que realizem cursos de capacitação, o que influencia, diretamente, na qualidade do ensino e no baixo nível de evasão escolar desses países.       Desse modo, para que o abandono educacional brasileiro diminua, as escolar devem realizar campanhas junto aos  alunos e suas famílias, no sentido de os incluir nas decisões tomadas pela instituição,  fazendo com que seja criado um sentimento de pertencimento, aproximando, assim, escola e sociedade. Além disso, o Ministério da Educação deve realizar projetos que tenham por objetivo capacitar os professores para que esses possam ministrar aulas mais efetivas no sentido de mantes os alunos interessados nas matérias dadas. Assim, poderemos construir uma sociedade pautada na educação, na qual os alunos não desistam do ensino, e, portanto, atingir a máxima capacidade da nação brasileira.