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Enviada em: 02/07/2017

De acordo com Immanuel kant, filósofo iluminista, a educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem. Esse pensamento está refletido em dados de 2013 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que mostram o Brasil com a terceira maior taxa de evasão escolar entre os cem países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).    Segundo a Lei Diretrizes e Bases de Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da criança e do adolescente (ECA), a evasão escolar fere os direitos das crianças e dos adolescentes. As razões para o abandono da vida escolar são, trabalho infantil que é impulsionado pela necessidade de renda extra das famílias de baixa renda, desigualdade social, insucesso escolar, falta de estímulo familiar, entre outros. Quando alunos deixam a escola antes de concluir todo ensino básico, além de ficarem sujeitos a cometer atos infracionais, sujeitam-se a aceitar trabalhos com baixíssima remuneração e nenhuma garantia.    Esses problemas existem por conta da falta de investimento nas instituições escolares, insuficiência de professores, escasso material didático, necessidade de orientação educacional e apoio psicológico, falta de apoio familiar e governamental.    Contudo, cabe a instituição escolar garantir a permanência dos alunos na escola, e caso seus recursos sejam esgotados deve informar o conselho tutelar do município para que o mesmo tome medidas cabíveis, o Ministério da Educação e Cultura deve investir na melhoria das instituições,  contratação de professores,  realizar pesquisas com a comunidade escolar para saber em que podem melhorar o método de ensino e garantir todo suporte e apoio aos alunos.