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Enviada em: 03/07/2017

De acordo com dados divulgados pela ONU o Estado Brasileiro assume a posição de número 79º no ranking de índice de desenvolvimento humano, o qual abrange 188 países. Tal colocação é reflexo principalmente das condições da educação presente no Brasil. Segundo dados disponibilizados pelo IBGE 1,3 milhão de jovens com idade entre 15 e 17 anos evadiram das escolas sem finalizar os estudos constituindo um quadro social preocupante e com consequências sociais e econômicas. Em primeiro plano é valido compreender o perfil do jovem que abandona os estudos, ou seja, existe um grupo com maior incidência de evasão escolar composto por integrantes de família de baixa renda e em sua maioria negros. Outro fator importante para interpretar essa conjuntura social é analisar as razões pelas quais ocorre a saída destes estudantes. Dessa forma entre os motivos elencados pelos pais de crianças que evadiram nos anos iniciais do ensino fundamental estão: instituições distantes de casa, ausência de um responsável para leva-los e falta de transporte escolar publico.F Ademais outras razões para o abandono das escolas entre os jovens esta relacionado com gravidez precoce, envolvimento com a criminalidade, necessidade de trabalhar e reprovações. Fica evidente, portanto, a necessidade de elaboração de medidas efetivas para que o quadro social de evasão escolar no Brasil tenha um fim. Logo como forma de garantir isso, cabe aos ministério da educação implantar equipes com o objetivo de rastrear jovens e crianças que abandonaram as escolas e recadastra-los. Além disso combater as causas inserindo transporte escolar publico e incentivo através de campanhas publicitárias nos meios de comunicação abordando a importância da conclusão dos estudos. Assim os direitos das crianças e dos jovens estarão garantidos, uma vez que é responsabilidade do Estado garanti-los uma educação integral.