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Enviada em: 02/07/2017

"Lugar de criança é na escola." "A educação é direito de todos e dever do Estado." Frases feitas sobre educação e sua importância são ditas e compartilhadas nos mais variados meios, sobretudo na mídia. No entanto, seus reais efeitos parecem escassos: o Brasil continua tendo como um de seus maiores desafios a evasão escolar. O que se vê são milhões de jovens  e crianças que, por motivos como necessidade de complementação da renda familiar e falta de estrutura das próprias instituições de ensino, abandonam precocemente os bancos das escolas e, junto a isso, suas chances de construir um futuro mais digno para si.       Apesar da educação ser um direito garantido pela Constituição, muitas crianças e jovens acabam tendo que trocar a escola pelo trabalho, já que o uso da força de trabalho dos filhos passa a ser o único meio que a família possui para complementar a renda e prover minimamente a subsistência de seus componentes. Assim, a escola, que deveria ser prioridade, torna-se coadjuvante, um artigo de luxo. A esse cenário, soma-se um outro agravante: muitas vezes, o trabalho encontrado é no tráfico de drogas e entorpecentes. Nesses casos, além de lhes ser negado o direito à educação, suas vidas são postas em risco.        Outro aspecto que contribui de forma expressiva para essa realidade é a deficiência da estrutura escolar como um todo. Há falta de estrutura física, desde carteiras a computadores e material didático, e de estrutura humana, como professores capacitados e bem remunerados. Frequentemente não há transporte escolar, nem merenda. Destarte, como é possível despertar nos jovens o interesse por frequentar uma instituição onde tudo falta?        O acesso e permanência na escola deve, portanto, ser garantido não só na letra da lei, como também de forma efetiva e, para tanto, medidas de apoio precisam ser tomadas. A ampliação de programas sociais de renda complementar, como o Bolsa Família, condicionando o seu recebimento à assiduidade escolar das crianças e jovens daquele núcleo social, além do investimento na própria escola, buscando adequar suas estruturas físicas, humanas e curriculares aos interesses dos alunos, são políticas que podem auxiliar na mudança desse cenário, fazendo com que as frases feitas sobre educação passem de mito à realidade.