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Enviada em: 03/07/2017

Nas últimas décadas,o Governo, com o intuito de erradicar a evasão escolar, aumentou os investimentos voltadas à educação, através da implantação de programas destinados a camadas menos favorecidas da sociedade brasileira como "O Caminho da Escola", "Mais Educação", "Escola Acessível", entres outros. No entanto, apesar de muitos investimentos nessa área, o número de crianças e adolescentes evadidos da sala de aula é cada vez mais crescente, algo que está intrinsecamente ligado à realidade do Brasil, seja pela falta de interesse, seja pela dificuldade de acesso à escola.   É indubitável que o desentusiasmo do aluno pela escola é fruto de diversos fatores como a falta de infraestrutura do ambiente escolar, a escassez de livros, a carência de merenda na escola, a ausência de um corpo docente capacitado e engajado em oferecer aos estudantes uma oportunidade de competir por um futuro melhor. De acordo com Platão, o conhecimento imposto à força não consegue permanecer na alma por muito tempo. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, os educadores, muitas vezes, não buscam estratégias pedagógicas que visem tornar o conteúdo mais atrativo e, consequentemente, didático, tornando, assim, o aluno desmotivado por tal disciplina.   Outrossim, destaca-se que o longo percusso de casa para escola é outro fator que impulsiona a evasão escolar, principalmente em zonas rurais.Isso vai contra os preceitos determinados no Estatuto da Criança e do Adolescente, que assegura à crianças e adolescentes o acesso à escola pública e gratuita perto de sua residência. Assim, a ausência de transporte escolar ou a precária estrutura física da condução, verificada em vários lugares do Brasil, principalmente na região Nordeste, prejudica o desempenho pedagógico, intelectual, além de tirar o prazer de estudar.    Entende-se, portanto, que o abandono escolar é fruto de vários fatores que não podem ser resolvidos com ações pontuais. A fim de atenuar o problema, o Governo, através do Ministério da Educação, deve criar escolas de regime integral, principalmente nas áreas mais necessitadas, com um espaço físico adequado, moderno e um transporte de qualidade,oferecer, também, aos alunos cursos de arte, de línguas e de capacitação digital, além de ofertar melhores salários, condições dignas de trabalho e cursos de treinamento para os professores. Ademais, é primordial a participação da família junto à escola, através de um acompanhamento diário do educando, verificando a frequência às aulas, a nota,a dificuldade em determinadas disciplinas, tudo em prol de um bom rendimento escolar. Assim, com a efetivação  desse conjunto de ações, a evasão escolar será gradativamente amenizada no país.