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Enviada em: 02/07/2017

A educação como alicerce formador social  Problemas sócio-econômicos como pobreza, violência e falta de acesso a educação são fatores que influenciam diretamente o nível de evasão escolar no Brasil. Desta forma, ao submeter crianças e adolescentes socialmente vulneráveis a estes agente formadores sociais, percebe-se o número alarmante de jovens que abandonam cada vez mais cedo as escolas brasileiras.  Neste sentido, segundo dados do Ministério da Educação e do IBGE, a população na qual há maior número de evasão escolar é composta por jovens pobres, negros e periféricos. Assim, estes grupos são frequentemente forçados a largar as atividades escolares a fim de conseguir trabalho - em muitos casos informais-, para assim colaborarem com a baixa renda familiar. Tal fato ocorre em detrimento da formação educacional e pessoal dos mesmos, fazendo crescer as estatísticas de abandono das escolas, e de forma indireta,também, no número de gravidezes precoces entre estes adolescentes.  Desta maneira, o sistema capitalista mostra uma de duas muitas facetas: as mazelas sob as quais seus cidadãos são impelidos a viver. Tais circunstâncias são reflexos indissociáveis do alto custo de vida e do baixo investimento em áreas periféricas, gerando, por conseguinte, uma elevação no número de jovens que se evadem das escolas. Estes fatos corroboram, também, para o aumento da violência nestas regiões, uma vez que, sem investimentos em segurança pública e no fornecimento de serviços sócio-educacionais, estas pessoas ficam expostas a cooptação para atividades ilegais, a exemplo do tráfico de drogas.  Nesta perspectiva, portanto, torna-se necessário a colaboração entre as esferas públicas de poder, as escolas e os pais. Estes, por possuírem o papel decisivo  de instruir, acompanhar e incentivar a permanência destes jovens nas escolas, essas por servirem como reduto de conhecimento e segurança e aquelas com a função primordial e constitucional de garantir acesso a educação pública e de qualidade. Tais atividades, somadas à segurança pública efetiva e à ambientes sociais saudáveis para o aprendizado, servem de alicerce para a construção de escolas de referência bem como para a redução no número de evasões estudantis no Brasil.