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Enviada em: 03/07/2017

Um governo que tenta impor um sistema educacional pré-moldado a seus alunos de forma massiva gera deficiência no aprendizado dos mesmos que muitas vezes não conseguem acompanhar o ritmo escolar e mostram desinteresse pela educação. De acordo com o MEC (Ministério da Educação) numa pesquisa realizada junto com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2004, existiam no país 210 mil escolas. 13,7 mil não tinham banheiro e 1,9 mil não tinham água, isso transcreve a falta estrutural e desinteresse do Estado em investir nas mesmas.    A gravidez precoce e o ingresso no mercado de trabalho são um dos fatores responsáveis pela evasão escolar no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela Unesco em 2004, 25% das meninas entre 15 e 17 anos deixaram a escola por conta da gravidez. 31% dessas residem no Nordeste, um dos estados mais pobres do país, sendo que a pobreza também é um dos fatores responsáveis pela inserção prematura do jovem no trabalho, já que numa pesquisa feita pela Aprendizagem e Foco mostra que a renda familiar, por pessoa, dentre os alunos que não completaram o Ensino Fundamental, é de R$ 436.    A repetência escolar motivada pela falta de uma estrutura didática adequada nas escolas, gera desinteresse nos alunos, e tal desafeto pelos estudos é responsável também por 40% do abandono escolar entre jovens de 15 e 17 anos, segundo uma pesquisa realizada em 2009 pela Fundação Getúlio Vargas. O efeito dessa problemática no âmbito educacional surte quando esses jovens entram em contato com o universo da criminalidade, aumentando os números da violência que estampam noticiários diariamente, já que sem concluir os estudos, as chances desses jovens de ingressar no mercado de trabalho serem explorados tornam-se grandes.    Portanto, de acordo com toda a problemática atual no âmbito educacional, cabe ao governo fiscalizar através de Diretorias de Ensino e Conselho Tutelar, a frequência dos jovens às escolas, e oferecer um acompanhamento com assistentes sociais para  garantir que aqueles que encontram dificuldades em permanecerem estudando por conta da pobreza, permaneçam na escola, e garantir uma merenda escolar de qualidade torna-se um atrativo para que esse continue a frequentar a instituição educacional. Para aqueles que possuem deficiência no aprendizado, o Estado em parceria com os municípios devem oferecer aulas de reforço para cada individuo em particular e um acompanhamento com psicólogos. Dessa forma seré possível obter um melhoramento ou ate uma anulação da evasão escolar.