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Enviada em: 16/08/2019

Desde o século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, a produção de lixo vem crescendo de forma exponencial na sociedade. Com isso, nota-se que um dos grandes desafios do Brasil na contemporaneidade é em relação a gestão de resíduos. Nesse contexto, problematiza-se a ineficiência do poder público nas escolas, bem como a omissão do Estado brasileiro diante dessas questões.     A priori, conforme defende Paulo Freire, em sua obra "Pedagogia do Oprimido", a educação é responsável pela formação do indivíduo enquanto crítico e cidadão. Desse modo, cabe pontuar que o desconhecimento dos alunos a respeito da gestão de lixo no Brasil ocorre devido a abordagem superficial com que o tema é transmitido nas escolas, o que estimula o descarte inadequado desses resíduos. Nessa perspectiva, em virtude dessa eliminação imprópria, tal fato pode ser exemplificado na proliferação de enfermidades na sociedade brasileira, tais como leptospirose e leishmaniose.         Medidas fazem-se necessárias, portanto, para atenuar essa problemática. Dessa maneira, é preciso que o Ministério do Meio Ambiente, em parceira com o Ministério da Saúde, promova a ampliação de programas relacionados a  sustentabilidade no país. Logo, tal proposta pode ser efetivada por meio de projetos que visem a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos que, além de reduzirem o acúmulo de lixo, irão contribuir para o crescimento econômico; a fim de, mediante um planejamento eficiente, mitigar - se - á os efeitos negativos da gestão de resíduos no Brasil como, por exemplo, a proliferação de doenças e as enchentes.