Materiais:
Enviada em: 02/08/2017

De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês falecido em janeiro deste ano, a velocidade é a principal marca dos dias de hoje. Nesse sentido, a rapidez que caracteriza a pós-modernidade afeta negativamente diversos aspectos da sociedade brasileira, dentre eles, o consumo exacerbado e a gestão do lixo. Um grave reflexo dessa conjuntura, é o alarmante crescimento da quantidade de resídos sólidos gerados e a falta de espaço para disposição dos mesmos. Logo, é imperativo que a sociedade e o poder público se unam para combater essa problemática.        Deve-se entender que o consumismo exacerbado tem relação direta com o advento do capitalismo. Devido a isso, a sociedade pós-moderna adquiriu características peculiares em relação a esse consumo excessivo e irresponsável. Prova disso, é que, conforme pesquisa realizada pela Dell, uma das maiores empresas de distribuição de computadores dos Estados Unidos, geramos cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Dessa forma, faz-se necessário implementar medidas que eduquem a população sobre sustentabilidade e consumo consciente.        Segundo a Terceira Lei de Newton, físico influente na história da ciência, toda reação gera uma de igual intensidade. Nesse contexto, a velocidade que o homem transforma a socidade provoca reações que implicam na geração de problemas catastróficos tanto para os indivíduos quanto para os ecossistemas. Um excelente exemplo disso, são os problemas ocorridos em épocas de chuva, devidoa má gestão do lixo que, muitas vezes, sem destinação correta são os causadores de enchentes e poluição dos rios e dos oceanos. Dessa forma, é preciso encontrar caminhos para combater a falta de destinação adequada dos resíduos sólidos.        O combate ao consumo exacerbado aliado à criação de políticas públicas de destinação do lixo são, portanto, os caminhos que precisam ser trilhados pela sociedade brasileira objetivando obter um meio ambiente sustentável para a sociedade. Para tanto, o Ministério da educação juntamente com as escolas devem inserir, na educação, formas de promover a educação dos alunos sobre as questões relacionadas à sustentabilidade e ao consumo consciente com o intuito de tornar cidadãos mais responsáveis. Em paralelo a isso, o Legislativo deverá implementar políticas públicas de sustentabilidade que regulamentem a destinação final dos resíduos sólidos, principalmente, no tocante a gestão do lixo gerado. Afinal, segundo Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia, se a educação não conseguir transformar uma sociedade, sem esta, tampouco, a sociedade conseguirá mudar.