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Enviada em: 17/08/2017

Reciclar, reutilizar, repensar, recusar e reduzir. Todavia, acrescido a essa concepção sustentável dos 5 Rs, o “R” de reeducar e responsabilizar, seja, respectivamente, para a conscientização da população, seja para uma logística eficaz dos resíduos sólidos é uma metódica indissociável a uma sociedade. Logo, o desafio do descarte adequado do lixo pela conciliação entre progresso econômico e respeito socioambiental, torna-se primordial.      Segundo o sociólogo Émile Durkheim, e o seu princípio da exterioridade, o indivíduo age movido por anseios exteriores a sua vontade em prol à parcimônia social. Contudo, a imperícia no consumo consciente e no despejo apropriado do lixo, por parte dos lares nacionais, negligencia o ideário coletivista defendido pelo pensador. Prova disso, o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina, conforme o relatório da PNUMA, em que o ciclo da obsolescência programa destes induz a isto.           Outrossim, a gestão atual do descarte oportuno dos detritos urbanos é preocupante. Com isso, o adiamento da meta dos municípios da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) em que preza a substituição de lixões a céu aberto por aterros sanitários, de 2014 para 2018 a 2021, torna-se questionável. Além disso, a alta tributação em um item a ser reutilizado encarece e inibe o interesse da logística reversa. A exemplo, um papel reciclado custa o triplo do convencional por ser calculado imposto sob matéria primária e secundária neste, o que impõe a reversão deste quadro.        Diante desse cenário, para dinamizar o descarte pertinente do lixo na sociedade, é imprescindível ao Estado proporcionar subsídios e isenções fiscais a recicláveis nas cooperativas de catadores e na indústria para bara-tear custos frente aos outros. Ademais, Parcerias Público-Privadas, entre gestores municipais e empresas de eletroeletrônicos, a fim de investir e efetivar a logística reversa destes, pela PNRS, nos aterros sanitários, torna-se substancial. Por fim, à mídia e às escolas, campanhas de cons-cientização à população sobre manejo consciente e economia colaborativa, são viés úteis para que o ímpeto dos 5Rs seja uma “Realidade".