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Enviada em: 24/08/2017

Geração que não colabora.       A grande quantidade de resíduos descartados de maneira incorreta assusta a população brasileira e liga o sinal de alerta das autoridades, os quais já buscam soluções para o problema. Segundo o site " ajuda Brasil" no país,  produz 240 mil toneladas de lixo por dia, mas apenas 20% são reciclado. Desataca-se como principal responsável por essa alta produção: o consumismo, que consequentemente provocará danos  á nação como também ao meio ambiente.            Sabe-se que, o consumismo da população é um dos principais responsáveis na produção de resíduos no Brasil, a compulsão de comprar mercadorias, muitas das vezes até sem necessidade, e  assim à substituição dos produtos acarreta no descarte irregular. O ser humano atualmente está consumindo mais que a capacidade de regeneração do planeta, dessa forma ferindo gravemente o meio ambiente, ou seja, planta hoje colhe amanhã, muito desses materiais duram anos para decompor-se, por exemplo: o plástico, o qual fica intacto por mais  de um século.       Doenças, Contaminação e enchentes são algumas das consequências do despache de resíduos de forma irregular. Os lixões a céu aberto além de provocar os maus odores, há proliferação de vetores de enfermidades, por exemplo, mosquitos, baratas, cobras e ratos,os entulhos também são responsáveis por entupir os bueiros provocando  enchentes nos grandes centros urbanos, como também,  contaminam os rios e  matam os peixes.  Atualmente o país conta com poucas pessoas que realizam  a coleta seletiva, os quais  não vencem a grande demanda, já que grande parte da população não colabora nem com a simples separação.       Portanto, a geração consumista está diretamente ligada aos problemas provocados pelo excesso de resíduos. Espera-se que à escola se manifeste no processo de conscientização através de campanhas educativas,  incentivando aos futuros cidadãos a consumir menos, como também,  ajudar  no processo de separação do lixo, apesar de ser em longo prazo, só à educação pode mudar os hábitos da população.