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Enviada em: 21/09/2017

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". A frase do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, faz alusão ao importante papel da educação como mecanismo de transformação na sociedade. Nessa perspectiva, os problemas ocasionados pela gestão de lixo no Brasil necessitam de uma mudança em consonância com uma intervenção prudente do Estado.    Ademais, a problemática da gestão de resíduos na sociedade brasileira é resultado de um grande óbice na educação ambiental da população, por conseguinte a falta de consciência e preocupação com o destino do lixo se torna cada vez mais comum. Nesse sentido, uma parcela significativa da população brasileira não realiza a coleta seletiva de maneira adequada, uma mácula que tem o seu princípio desde as pequenas residências até as grandes empresas.    Outrossim, diante da falha do estado na fiscalização e do pouco incentivo a atividades sustentáveis, como a reciclagem, muitos resíduos são acumulados nos famosos lixões, corroborando para uma grande desigualdade social. Nesse ínterim, milhares de famílias sobrevivem das 240 mil toneladas de lixo descartadas por dia no Brasil, em condições de insalubridade, correndo riscos de contrair diversas doenças, ou seja, explicitando a exclusão social.    A problemática da gestão de resíduos na sociedade brasileira, portanto, trata-se de uma mácula de caráter social e governamental. Sendo assim, faz-se necessário que o Ministério da Educação implemente aulas sobre coleta seletiva do lixo, apresentando seus principais aspectos com a participação de profissionais, como engenheiros ambientais, a fim de conscientizar os alunos. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente deve aumentar a fiscalização através da Política Nacional de Resíduos Sólidos.