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Enviada em: 20/04/2018

Visto que no Brasil a taxa de gravidez na adolescẽncia supera a média do continente americano, uma adequada educação sexual é medida que se impõe. Embora essa exista, fatores como a desigualdade social e a categorização do sexo como tabú dificultam seu êxito.   O documentário "meninas, que retrata a história de três adolescentes grávidas e moradoras de favelas, exemplifica a realidade dentro de um ambiente marcado pela desigualdade social. O conceito de "anomia", formulado pelo sociólogo Durkheim, que representa uma inversão de valores dentro de um contexto social, impera nesses casos. Entretanto, é possível inferir que a situação supracitada que vigora, sobretudo, nas comunidades brasileiras,é reflexo de uma educação limitada em amplos aspectos, entre eles, o sexual.  Outrossim, ainda no contexto da valorização da educação sexual,é essencial a participação das escolas e da família no fomento à redução dos índices de gravidez na adolescência através da orientação.  Não é razoável, pois, que esse diálogo seja adiado  baseando-se na pós-verdade de que estímula a iniciação precoce da vida sexual. Considerando que, ao completar o ensino médio, metade dos jovens são sexualmente ativos e visto que os que tiveram pouco acesso à educação sexual estão mais vulneráveis a uma gestação não planejada é  indubitável que o assunto em questão necessita ser abordado de forma ampla e livre de pré-conceitos.  Destarte, a parceria família e escola são essenciais ao processo de conscientização no que se refere à redução da gravidez na adolescência. As escolas,juntamente com sexólogos e psicólogos ,deve promover palestras que abordem os problemas relacionados a uma gestação precoce, bem como a prevenção através dos métodos contraceptivos. Dentro dos lares, por sua vez, o diálogo entre os pais e jovens deve ser o mais esclarecedor possível, de modo que a integração entre escola e casa suscite o hábito da prevenção. Desse modo, serão criadas as condições ideias para a redução de jovens gestantes no Brasil.