Materiais:
Enviada em: 17/04/2017

Segundo Durkheim, "A  sociedade assim como um corpo celular deve mante-se em equilíbrio", contudo, a cultura capitalista promovida principalmente pelos Estados unidos ,american of life, na qual a qualidade de vida e o consumo são diretamente proporcionais ,ser sustentável vem sendo um desafio para a sociedade que culturalmente tem o consumismo como estilo de vida.      Nesse contexto, a mídia com seu poder de persuasão ,mostra como principal meio dessa cultura,na qual a obsolescência programada se  reflete no bombardeio de propaganda que induzem ao consumo desnecessário. Além disso,outro problema é a  falta de informação e conscientização desde de a infância ,nas escolas, gerando assim a perpetuação da cultura consumista de geração a geração.tornando assim a problemática ainda mais grave ,visto que os conceitos econômico se sobressaem sobre os ambientas.      As consequências desses atos, por sua vez, mostra-se destrutiva, refletindo em problemas tas como o aumento de resíduos sólidos ,aumentando também o numero de lixões ,visto que no Brasil 40% desses resíduos são descartados de forma incorreta.Gerando problemas de ordem socias como a desigualdade ,visto que, a população que vive nesses locais acabam sendo vitimas de doenças provadas por esse lixo.Além de intensificar problemas como o aquecimento global e a destruição da  camada de ozônio.      Dessa forma, faz-se necessário que o governo em parceria com a mídia desenvolva propagandas e programas voltados para a sustentabilidade sustentáveis,visando alcança o maior numero de indivíduos informado sobre o consumo conciente. Além disso, Immanuel Kant diz que,"o homem é aquilo que a educação faz dele" , com isso ,deve se inserir desde de a educação básica, aulas e palestras sobre sustentabilidade e e controle financeiro,afim de inserir desde a infância atitudes corretas.Ademais,Ongs junto com os profissionais de tecnologia, desenvolver campanhas na internet jntamente com videos de como descartar o lixo e como reutilizar o mesmo no dia a dia.