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Enviada em: 19/04/2017

O ciclo consumista                  Nos idos dos anos dois mil, um desastre marcou o golfo do México: uma plataforma petroleira da BP explodiu e espalhou milhões de litros de petróleo pelo mar. Matéria prima primordial para vestimentas a tecnologia. Mesmo assim, a sociedade de consumo se isenta das responsabilidades geradas pelo consumismo. Ela apenas se concentra em exigir por novos produtos e métodos de crediário, independente das consequências ambientais.                 Em primeiro lugar, a máxima do capitalismo é o lucro. Diante disso, o mercado busca matérias primas na natureza para suprir uma demanda cada vez mais alta. A consequência desse ato é a degradação do meio ambiente, desde o desastre do golfo a barragem de Mariana em Minas Gerais. Não obstante, uma simples coleta seletiva já não conta com o apoio da maioria da população que justifica como sendo de total responsabilidade municipal, a coleta e reciclagem do lixo.                Outrossim, é a exigência por novas demandas de consumo. A cada seis meses as tecnologias de celulares se renovam de acordo com a Revista Science, o que gera uma abrupta corrente consumista. Um exemplo disso são as grandes filas nos lançamentos dos novos Iphones. Somado a isso está o incremento de crédito para as compras, mesmo que o individuo não tenha a real urgência do produto, ele consegue o parcelar o bem por longos prazos. O que realimenta o ciclo consumista.                  Desse modo, é importante a busca de uma política que equilibre o capitalismo e a exploração sustentável do meio ambiente. Por isso, as mídias televisivas, com aporte do erário, podem por meio de peças publicitárias enfatizarem a importância da reciclagem e do consumo sustentável. Ademais, o Estado deve por meio da fiscalização ativa, trabalhar com os demais poderes para que seja cumprida a legislação ambiental e criar canais para acolher as denúncias de crimes ecológicos. Além disso, a sociedade precisa compreender o valor da reutilização de materiais para a natureza e cobrar das empresas que utilizem materiais reciclados. Por fim, para diminuir os impactos ambientais no século XXI, o consumidor carece depreender que ele é capaz de cessar o ciclo consumista.