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Enviada em: 13/04/2017

Sociedade do consumo e do lixo   O consumo no século XXI tornou-se um problema social e ambiental. A indústria em consonância com a mídia fez com que houvesse um crescimento exacerbado da compra e do lixo respectivamente.   No Brasil, as pilhas de lixo nos lixões cada vez aumentam mais, e com isso a poluição de águas e solos. Porém, há uma outra realidade por trás disso, existem muitas pessoas que tiram do lixo seu sustento, mulheres, homens e crianças arriscam a saúde e a vida atras de sustento nos lixões. Assim a preocupação de muitos é a salvação de outros.   Além da falta de uma destinação correta e a reciclagem nas residências, existe outro fator, do qual agrava mais a situação que é o descarte incorreto dos eletrônicos. Os produtos além de serem produzidos com metais, maioria altamente tóxicos e poluidores, só 2% desse lixo é reciclado no país. Levando em conta que com essa reciclagem a economia aumentaria assim como poderia gerar mais de dez mil empregos.    A mídia tem uma grande influência neste consumo desenfreado com as propagandas. Em todo lugar seja jornal, TV, internet terão anúncios lhe garantindo a ''felicidade'' ao comprar determinado produto. Dessa maneira, o cidadão na maioria das vezes se sente obrigado a comprar algo do qual, na maioria das vezes não precisa.    A compra sem consciência e o acúmulo de lixo devem, portanto, serem solucionados uma vez que prejudicam diretamente a população e o meio ambiente. Poderiam fazer projetos para construção de mais empresas de reciclagem pelo Estado ou Iniciativa privada, contratando como funcionários homens e mulheres que estão nos lixões, dando lhes dignidade. Logo, a sociedade tomar consciência do que compra e estar ciente que tem responsabilidades sobre seu lixo, mantendo-o separado e fazendo o descarte correto.