Materiais:
Enviada em: 16/04/2017

O atual sistema econômico dominante no mundo, o Capitalismo, é impulsionado por uma relação de produção e consumo a qual culminou em uma sociedade altamente consumista. No entanto, tal fato tem acarretado sérios impactos ambientais devido ao modo pelo qual ocorre. Visto isso, é preciso adotar medidas que visem minimizar os problemas causados ao meio ambiente decorrentes do consumismo.       Um aspecto que deve ser considerado é o que ocasiona esses impactos no ambiente. Isso é uma relação que acontece desde a exploração dos recursos naturais para a obtenção de matéria prima até o descarte de materiais pela população. Como a produção de bens e de produtos é muito elevada, o consumo, consequentemente, é intensamente estimulado. Essa situação, entre outros fatores, deriva da obsolescência programada, uma estratégia para reduzir a vida útil dos objetos, o que torna o descarte uma atitude corriqueira e, infelizmente, na maioria dos casos, feita de modo irresponsável.        Outro aspecto importante é a consequência do comportamento insustentável para o meio ambiente. Entre as diversas consequências, encontra-se a produção de resíduos sólidos em excesso, a qual não possui, na maioria dos casos, destinação adequada. Em função disso ocorre a poluição de solos, lençol freático, e demais cursos de água. Essa situação está intimamente associada com a negligência do governo e da população, pois o primeiro ainda não fornece meios suficientes que abranjam todo o país como coleta seletiva e aterros sanitários, e a segunda, em grande parte, não apresenta educação ambiental.        Portanto, para mudar essa realidade, o Estado deveria investir em projetos de coleta seletiva e promover incentivo financeiro à reciclagem, porque, assim, a sociedade terá como destinar os resíduos sólidos corretamente, além de contribuir positivamente para a preservação do meio. Ademais, é essencial estimular a conscientização social para a preservação da natureza através da educação ambiental, que pode ser incluída no currículo escolar e reforçada por campanhas nos meios de comunicação.