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Enviada em: 28/05/2017

A palavra sustentabilidade tem sido usada com mais frequência nas últimas décadas. O Protocolo de Kyoto e a Rio + 20 trouxeram debates ambientalistas à tona; todavia, a mídia promovedora do consumismo e a necessidade exacerbada de crescimento das empresas, são responsáveis pela degradação ambiental e o retrocesso das conferências.       No Brasil, os meios de telecomunicação se tornaram grandes formadores de opinião. O brasileiro pouco tem acesso a diversidade cultura, o que o restringe a televisão, onde atualmente o bombardeio de produtos é frenético, alienando e estimulando o consumo deliberado das pessoas.       Diante disso, a convicção consumista é parte ideológica da sociedade contemporânea. Após a Revolução Industrial, o imperialismo buscando áreas que pudessem comprar os seus inúmeros produtos, instaurou o ideário comercial, e todo o mundo é influenciado pelo mesmo até os dias atuais.       Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo precisa promulgar ações de controle empresarial, obrigando-os a implantar uma produção onde um porcentagem seja de produtos reciclados,  o Ministério da Justiça deve penalizar severamente os descumpridores das leis ambientais, e é imprescindivel que a Mídia  divulgue não só as mercadorias, mas também os danos ambientais causado por alguns dos mesmos.