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Enviada em: 01/08/2017

O consumismo adquiriu elevada notoriedade desde o advento da Revolução Industrial, possibilitando uma maior difusão tecnológica e social. Porém, é possível observar que esse novo modelo de vida prejudica o meio ambiente, causando diversos impactos ambientais. Cabe analisar o tema, identificando os problemas para assim buscar soluções ao entrave.     Como dizia Hobbes, "O homem é o lobo do homem". Essa frase pode ser bem exemplificada quando se trata do atual momento de modernidade que passamos. As novas tecnologias produzidas pelo ser humano se baseiam no método Keynesiano de fabricação: produtos de qualidade, porém com obsolescência programada. Isso resulta na alta taxa de resíduos depositados em lixões de maneira inadequada, que consequentemente, causam contaminações ao solo e por isso gera sérias complicações ao meio ambiente e aos próprios indivíduos em sociedade.      Contudo, o problema parece estar longe de ser solucionado. A mídia certamente contribui para o mau hábito da população quando se trata do consumo exacerbado. Por meio de propaganda e 'merchandising', os produtos são expostos de maneira totalmente idealizada, resultando ao público a falsa necessidade de obter o item à mostra.    Diante do exposto, medidas precisam ser impostas para resolver o impasse. Parafraseando Confúcio, "Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros". Assim sendo, é importante que o Ministério do Meio Ambiente, junto a OAB formulem novas leis que proíbem empresas e fábricas de usar materiais danosos ao planeta na composição de suas mercadorias. É interessante também que o Ministério da Comunicação, em parceria com a Secretaria de Justiça fiscalizem os meio publicitários, impondo limites no poder de persuasão ao público, aplicando multa nas campanhas quando consideradas abusivas. Além disso, o Ministério da Educação e Secretaria da Cultura devem trabalhar na criação de uma cartilha, distribuída em locais públicos, no intuito de conscientizar a população sob os impactos ambientais que o consumo  tende a oferecer.