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Enviada em: 13/08/2017

A sociedade contemporânea está no ápice da sua capacidade de produção, mas em contrapartida vem quebrando recordes no despejo de resíduos, algo que nem sempre possui um caminho renovável. Ocorre então, a iminência de um problema vigente na atualidade:  o excesso de lixo produzido atualmente. Todavia, a gênese dessa questão é relacionada a forma de pensar do cidadão de hoje, que consome desregradamente sem ao menos se preocupar com a origem e destino de tudo que lhe é apresentado.        Dessa forma, a crescente demanda pelo consumo, incitado de maneira compulsória por empresas em qualquer meio publicitário - fato muito comum atualmente - permite uma coletivização dessa mentalidade consumidora. Pensamento este extremamente vantajoso para quem deseja apenas vender produtos, contudo, altamente danoso para o meio ambiente. Haja vista, que cria-se hábitos e costumes, ou seja, uma cultura que deixa em segundo plano a natureza e a sua gestão de resíduos.        Além disso, a massificação de pensamento pode ser assemelhada a uma alienação intelectual ou mesmo uma escravidão psicológica, não sendo muito incomum pessoas alegarem por exemplo compulsão por realizarem compras em centros comerciais. Todavia, atitudes como estas, que não analisam de forma critica a necessidade real de aquisição de um produto, permite que empresas adotem estratégias mercadológicas vis como a obsolescência programada, na qual um produto tem durabilidade diminuída para que o indivíduo venha a consumir novamente e consequentemente produzir mais lixo.        Logo, para a realidade mudar, a cultura precisa mudar e para isto acontecer é imprescindível que a sociedade mude. Um caminho de longo prazo, mas eficaz é através da educação, erudição de que é preciso pensar no consumo como uma forma de melhorar o mundo se feito conscientemente. Por isso, programas em escolas, feitos por ONGs como o Greenpeace que mostrem a importância de o fazer corretamente, dando prioridade para empresas conscientes e realmente interessadas em melhorar o meio ambiente ou mesmo que em poluir menos, proporcionaria futuros cidadão mais responsáveis e consumidores menos poluentes, algo que em larga escala faria do mundo um lugar menos poluído.