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Enviada em: 26/09/2017

Obsolescência programada. Esse termo foi definido no contexto do toyotismo e refere-se aos produtos que são gerados com tempo preestabelecido para serem inutilizados. Como consequência, a sociedade é obrigada a comprar sempre mais, poluindo assim o meio natural com lixo. Nesse sentido, o consumismo exacerbado promove desequilíbrios ambientais, pois a alienação da população causada pelas propagandas, bem como a grande geração de lixo estão atrelados a essa problemática.         Em primeiro lugar, a mídia exerce um papel manipulador na sociedade no que diz respeito ao consumismo. Nesse ínterim, um exemplo disso são as propagandas de celulares, como os da marca Apple, nas quais induzem os indivíduos a comprarem sempre o aparelho da moda. De acordo com Zygmunt Bauman, o ser humano do séc XXI vive uma modernidade líquida, na qual as relações foram feitas para serem efêmeras. Diante disso, os produtos tecnológicos não ficam de fora dessa realidade e, ao tornarem-se inúteis ao seu consumidor, transformam-se em lixo trazendo consequências ao meio ambiente.        Ademais, segundo a Associação Brasileira de Empresa de Limpeza Pública e Resíduos Especiais(ABRELPE), o Brasil tornou-se o quarto maior gerador de resíduos sólidos do mundo. Nessa perspectiva, pode-se inferir que existe uma maior quantidade de lixo descartada em locais inapropriados. Consequentemente, o espaço natural sofre com essa atitude, visto que, por exemplo, o despejo de detritos em locais a céu aberto causa infiltração pelo chorume e contaminação dos lençóis freáticos.             Pode-se perceber, portanto, que os impactos ambientais são promovidos pelo modo de vida alienado e consumista que o mundo se encontra na atualidade. Logo, o Governo Federal, através do ministério da educação, juntamente com ONG's, deve promover palestras educativas que formem opinião sobre a necessidade de implementar coleta seletiva em todos os estados do Brasil, bem como a implementação de aterros sanitários com biodigestores. Além disso, a mídia, por meio do seu conteúdo publicitário, tem que auxiliar na divulgação desses eventos nos seus diversos meios de comunicação. Pois, só assim, contruir-se-à uma sociedade com maior equilíbrio entre desenvolvimento tecnológico e conservação ambiental.