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Enviada em: 16/10/2017

À vista da sociedade pós-moderna, os hábitos de consumo consolidam-se em detrimento do meio ambiente. Por isso, a escassez de recursos naturais juntamente com os impactos no clima demonstram o caráter nocivo da ação antrópica nos últimos dois séculos. Logo, acerca da sustentabilidade, conclui-se que a população preconiza o mercado global enquanto negligencia as questões sócio-espaciais decorrentes dele.    Por certo, as consequências da Revolução Industrial em virtude do positivismo culminaram no cenário econômico internacional da atualidade. Ademais, a globalização contribuiu para difundir e assimilar a ideologia do consumo às diversas culturas do globo. Assim, a dinâmica do setor empresarial prevalece na medida em que cerceia a liberdade do consumidor por meio de mecanismos influentes, como a grande mídia. Dessa forma, o cidadão torna-se alheio à sua função social de preservar as condições ambientais que garantem o bem-estar coletivo.     Para além disso, a cultura a favor da conscientização é pouco valorizada desde o final do século XX. Nessa perspectiva, "a atividade de consumir tornou-se o ponto central da existência humana", como aponta Nestor Canclini. De maneira análoga, observa-se a subversão de valores associados à mercadoria. Consequentemente, o papel das manifestações culturais de transformar a conjuntura patológica, como afirma o sociólogo Betinho, tem sido desproporcional às forças do consumo inconsciente.      Portanto, a fim de amenizar os impactos do consumismo e da produção em larga escala, é preciso que o Estado, a Organização das Nações Unidas e as escolas contribuam. Para isso, a ONU deve reforçar o tratado acerca dos limites da emissão de gases tóxicos por meio do aumento na multa que pune a ultrapassagem desse parâmetro, além de proibir a venda de créditos entre os países. A favor dessa medida, os Governos Federais em parceria com as escolas são responsáveis por propagar políticas em virtude da sustentabilidade a partir de debates abertos e do incentivo ao consumo consciente pela reciclagem e pela origem dos produtos.